1º Fórum de Licenciaturas da Uergs ocorrerá neste sábado, em Cruz Alta

Fachada da Unidade da Uergs em Cruz Alta.
Evento reunirá professores e estudantes dos cursos de licenciatura da Uergs, em Cruz Alta.

A Unidade da Uergs em Cruz Alta sediará, no dia 24 de março, a primeira edição do Fórum das Licenciaturas da Universidade. O evento é aberto ao público e reunirá professores e estudantes dos cursos de licenciatura para debater sobre as políticas educacionais na formação de professores, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da adesão da Universidade aos programas de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A palestra de abertura abordará os desafios das políticas educacionais na formação de professores no cenário atual e na BNCC, e será ministrada pela professora da Ufrgs Jaqueline Moll, referência nacional no assunto.

A programação também conta com palestras sobre os impactos e as contribuições dos cursos de licenciatura da Uergs nos municípios e regiões onde a Universidade está presente. À tarde, serão formados grupos de estudo e será redigida a Carta de Cruz Alta do 1º Fórum das Licenciaturas da Uergs.

A Uergs oferta os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, na Unidade em Montenegro; em Ciências Agrárias, na Unidade em Vacaria; Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Unidade em Porto Alegre; e em Pedagogia, nas Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga.

Serviço:

1º Fórum das Licenciaturas da Uergs

Data: 24 de março de 2018

Local: Casa Cultural Justino Martins (Rua General Osório, 1415)

Programação:

8h30 - Abertura Oficial

9h - Instalação do Colegiado de Formação de Professores da Uergs (Cofop/Uergs).

9h15 às 10h15 - Palestra de abertura: “Desafios das Políticas Educacionais na Formação de Professores no cenário atual e na BNCC”

Palestrante: prof. Drª Jaqueline Moll

10h15 às 10h30                - Debates e questionamentos

10h30 às 11h30 - Impactos dos Cursos de Licenciaturas nas Regiões e Municípios em que a Uergs está presente.

Coordenação da Área das Humanas - prof. Drª Mirna Martinez

11h30 às 12h - contribuições de professores e estudantes dos Cursos de Licenciatura da Uergs frente aos impactos dos Cursos de Licenciatura da Uergs nos Municípios e Regiões.

12h às 13h - Visita ao Museu Érico Veríssimo

12h30 às 14h - Intervalo para almoço

14h às 16h30 - Formação de GT(s) para discussão dos seguintes temas:

GT 1- Metodologia no Ensino Superior em Cursos de Licenciatura

Moderadora prof. Drª Rochele Santaiana

GT 2 – Programas Institucionais de Fomento Externo: Moderadora profª Drª Sandra Lemos

- Edital Capes 06/2018 Residência Pedagógica;

- Edital Capes 07/2018 Pibid

- Parfor/ Capes/Uergs

GT 3 – Chamada para credenciamento de Cursos de Graduação CAPES/UAB/Edital 05/2018 Moderador: prof. Msc Fabrício Soares e profª Drª Letícia Guimarães

16h30 às 17h15 - Síntese dos Grupos