7º Siepex é aberto oficialmente

Abertura do 7º Siepex
Cerimônia de abertura reuniu autoridades locais e da Uergs, além da comunidade acadêmica.

Teve início nesta quarta-feira (25) a 7ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Uergs. A abertura oficial ocorreu no final da tarde, no Ginásio da Escola Municipal José Divino Barbosa Pereira, com a presença de autoridades, apresentações artísticas e uma conferência sobre Alternativas Deocoloniais ao Desenvolvimentismo, ministrada pelo professor da Ufrgs José Carlos dos Anjos, doutor em  Antropologia Social.

Além da apresentação dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos nas unidades da Uergs, a programação, que segue até o dia 27, conta com minicursos, oficinas e mesas redondas sobre diversos assuntos. “Serão três dias de profícuo aprendizado e apresentações do que está sendo realizado nas nossas unidades, o que significa apresentar o que realizamos em todo o estado. O Siepex mostra o que estamos realizando para melhorar a qualidade de vida da população do Rio Grande do Sul”, disse a reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz.

Presente na cerimônia de abertura oficial, o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, destacou a importância da Uergs para o município. “A Uergs é uma oportunidade de termos uma graduação de qualidade sem precisar sair daqui. Esta Universidade é uma realidade muito querida para o nosso município. Apoiamos e vamos continuar na luta para fortificar as unidades em todo o estado”, disse Rafaeli.

Durante a abertura, ocorreu o lançamento do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, o que representa a realização de uma série de iniciativas pela promoção do respeito à diversidade, da cultura da paz e direitos humanos. A apresentação foi realizada pela coordenadora da área de Ciências Humanas da Uergs, Mirna de Martínez.

Alternativas para o desenvolvimento

O 7º Siepex tem como tema a “Sociobiodiversidade na Costa Doce: caminhos para o bem viver”. Na conferência de abertura, o professor José Carlos provocou diversas reflexões sobre as ações que causam a destruição do meio ambiente e sobre a importância de atitudes diárias e pontuais. “Essa é uma guerra moral que nós precisamos lutar com atitudes cotidianas. A passividade contribui para o extermínio da vida no planeta”, disse o conferencista, que defende que não basta esperarmos ações do Estado para reverter o quadro.

Sobre a importância da atuação da Universidade, o professor defende que é um espaço de articulação de experiências práticas, e por isso tem um protagonismo importante. “Pode ser que não seja a Universidade a elaborar essas alternativas, mas é uma mediadora importante no processo de construção e explicitação de limites, além da produção de conhecimento”, disse o antropólogo.

Apresentações artísticas

A cerimônia de abertura do 7º Siepex foi precedida por apresentações da Banda Municipal de Tapes e da Escola de Circo.

Ao final da conferência, foram realizadas apresentações do Conjunto de Flautas Doces da Uergs, da Fábrica de Gaiteiros, e da Invernada Adulta do CTG Província de São Pedro.

O conjunto de Flautas Doces é composto pela professora Fernanda Anders e pelos estudantes Nilton Macedo, Rodrigo Leite, Sabrina Costa e Silvana Costa, do curso de Música da Uergs em Montenegro. O grupo também executou os hinos nacional e rio-grandense.

>> Confira as imagens do primeiro dia do evento

>> Programação