Acadêmica da Uergs é indicada ao Prêmio Jovem Pesquisador, em Salão da Ufrgs

À esquerda, a estudante Bianca Bohn em frente a um painel onde é projetada a apresentação do seu trabalho. Na tela, o título do trabalho e informações adicionais.
Bianca Bohn é acadêmica do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Santa Cruz do Sul.

A acadêmica Bianca Bohn, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Santa Cruz do Sul, foi um dos destaques pela apresentação de trabalho no 28º Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ela também foi indicada para concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador, cuja entrega deverá ocorrer durante uma cerimônia na tarde desta sexta-feira (16).

Bianca apresentou um trabalho sobre genes envolvidos na resposta frente aos fatores que contribuem para as perdas na produção de soja, como a seca e organismos que causam doenças na planta, e como ela reage a essas condições. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a diminuição das perdas e aumento da produção dessa cultura agrícola, considerando que o Rio Grande do sul é um dos maiores produtores de soja no país. O trabalho tem a orientação do professor Alexandro Cagliari.

A estudante, que concorre ao Prêmio na categoria Ciências Biológicas, conta que ficou surpresa com a indicação ao Prêmio, principalmente por estar concorrendo com trabalhos desenvolvidos em instituições de renome e desenvolvem pesquisa de auto nível, mas no entanto, se sente preparada e motivada com o desafio. “Essa indicação é fruto do constante incentivo e desafio proposto pelos professores para que sempre buscássemos objetivos maiores, ultrapassando nossos limites”, diz a jovem.

Para o orientador, a indicação é resultado do nível de maturação que as pesquisas científicas desenvolvidas na Uergs vêm atingindo. “Também demonstra que nossos alunos estão recebendo uma ótima formação científica nos cursos oferecidos pela Universidade”, destaca Cagliari.

O prêmio Jovem Pesquisador é entregue aos graduandos, em oito categorias: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias e Linguística, Letras e Artes.