Atividades da Uergs são divulgadas na Feira das Profissões do Programa de Oportunidades e Direitos

Estande da Uergs na Feira das Profissoes
A assistente social Sandra Biissoni faz parte da equipe da Uergs presente na Feira das Profissões. - Foto: Divulgação SDSTJDH

A Uergs está participando da Feira das Profissões do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O evento ocorre nos seis territórios abrangidos pelo POD (Viamão, Alvorada e Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, em Porto Alegre) nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de agosto. Nestes locais, uma equipe da Universidade monta um estande onde são divulgadas as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e esclarecidas as dúvidas dos estudantes, que vêm de diversas escolas da região.

O principal objetivo da Feira é despertar o interesse dos jovens de 14 a 25 anos de idade para as possibilidades do POD, para a educação formal e a qualificação profissional. Além de orientação para o ingresso em universidades e sorteio de bolsas de estudos, são oferecidos serviços de confecção da carteira de identidade, da carteira de trabalho, encaminhamento para empregos e estágios e cadastro para cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.

“Nossa ideia é levar para esses jovens, de escolas públicas e de regiões vulneráveis, serviços que muitas vezes eles têm dificuldade de acessar e também uma oportunidade para que eles conheçam cursos técnicos profissionalizantes e cursos universitários, para que tenham acesso a vagas de estágio e emprego”, disse o coordenador do Escritório de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Aldo Peres.

Para participar da Feira, a Uergs mobilizou uma equipe que conta com professores, funcionários e estudantes dos cursos de graduação. O atendimento ao público no estande está sendo feito pela assistente social Sandra Bissoni, pela professora do curso de Administração (com disciplinas de Sistemas e Serviços de Saúde) Vânia Mello, pelas estudantes Larissa Otaviani e Bruna Govoni e pela funcionária Bárbara Vaz.

A Feira das Profissões do POD tem o apoio do SINE/FGTAS, Instituto Geral de Perícias, Uergs, Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Sul, Ulbra, Senac, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), OCERGS/Sescoop e Sicredi.

Confira o calendário das próximas feiras:

17 de agosto: RUBEM BERTA – Centro Vida (Av. Baltazar de Oliveira García, 2.132, bairro Sarandi - Porto Alegre)

18 de agosto: - RESTINGA – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga (Rua Alberto Hoffmann, 285 – Restinga)

19 de agosto: ALVORADA – CRAS Cedro (Rua Porto Alegre, 1.200 – Alvorada)

Texto: Daiane Madruga, com informações da SDSTJDH