Atividades em Montenegro discutem arte e educação musical

Através da análise dos trabalhos realizados durante o ano letivo, os eventos propõe a discussão sobre arte e educação.

A partir da reflexão sobre o conteúdo produzido ao longo do ano, a Uergs em Montenegro promoverá uma série de debates relacionados à arte e educação. No dia 16 de dezembro, serão realizados quatro eventos em conjunto: VI Seminário dos Grupos de Pesquisa; V Seminário dos Grupos de Pesquisa da Uergs/Montenegro; II Colóquio de Pós-Graduação em Educação Musical; e I Encontro Interinstitucional Pibid-Música da Uergs. As atividades acontecerão na Unidade.

Os eventos são promovidos pelos Grupos de Pesquisa “Educação Musical: diferentes tempos e espaços” (CNPq/Uergs), “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação”. Inclui também os bolsistas do Subprojeto Pibid-Música da Uergs, de iniciação científica (CNPq e Fapergs) e de extensão da Universidade, além dos pós-graduandos em Educação Musical. Dessa forma, busca reunir estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro; professores de graduação e pós-graduação da Uergs e de outras universidades.

Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano serão partilhados através da realização de debates, painéis, palestra e apresentação de trabalhos por meio de pôsteres, voltados ao ensino, pesquisa e extensão em Educação MUsical. A coordenadora do Seminário, Cristina Wolffenbütel, destaca que o evento é uma boa oportunidade para integrar a comunidade acadêmica à profissionais que atuam no ensino em escolas públicas e particulares.

Neste ano o evento conta com as parcerias da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e do Centro Universitário Metodista IPA-Porto Alegre. As atividades são gratuitas e abertas aos interessados.

Serviços:

Data: 16 de dezembro de 2016

Hora: das 9h às 18h

Carga Horária: 8h

Local: Uergs em Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2141 – Centro)

Inscrições: ocorrem até o dia 16 de dezembro através do envio de Ficha de Inscrição para o e-mail: seminariogruposdepesquisauergs@gmail.com.

Coordenação: Cristina Wolffenbüttel

Contato: cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br

Programação:

9h – Apresentação Artística.

Coordenação: Ranielly Scheffer

9h15 – Abertura

9h30 – Palestra Educação Musical Escolar: reflexões sobre a importância da música no ensino

Palestrante: Maria Cecília Torres (IPA)