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Comissão Própria de Avaliação

CPA

Composto por uma elipse com borda verde e brilho na parte superior direita. Ao centro, um "v" em vermelho, para dar ideia de marcação. Junto ao símbolo e ao lado direito, a sigla CPA em maiúsculo e em verde, com o mesmo brilho.
Logotipo da CPA - Foto: Ascom Uergs

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), regulamentada pela Resolução nº 002/2011 do Conselho Superior da Universidade (Consun), na sua 80º sessão ordinária do dia 18 de fevereiro de 2011, tem como objetivos coordenar e conduzir o processo interno de Avaliação Institucional da Uergs, bem como sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Obedece as diretrizes para auto-avaliação das instituições de ensino superior, estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes), em observância ao art. 11, da Lei nº 10.861/2004 (legislação que introduziu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes) e regulamentada pela Portaria nº 2.051/2004, do Ministério da Educação.

A CPA tem como finalidade o processo de Avaliação Interna, que abrange toda a realidade da Uergs, objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da exposição de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, e especificadamente a promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A CPA é constituída por onze membros titulares:

- Dois representantes do corpo docente;
- Dois representantes do corpo técnico-administrativo;
- Dois representantes do corpo discente;
- O coordenador da Coordenadoria de Avaliação institucional;
- O Pesquisador Institucional;
- Um representante do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE) e
- Dois representantes das entidades de representação dos municípios de âmbito estadual, sendo um representante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e um representante da Associação Gaúcha Municipalista (AGM).

Os representantes são eleitos por seus pares em processos regulados pelas respectivas entidades representativas no âmbito da Universidade, para um mandato de (dois) anos permitida recondução.

Membros da CPA (posse em 24/12/2015):

- Micheline Frizzo e Danni Maísa da Silva (Corpo Docente);
- Loiva Lisete Schwinn e Aline Moraes Merino (Corpo Técnico Administrativo);
- Aaron Concha Vasquez Hengles (Coordenador da Coordenadoria de Avaliação Institucional);
- Rodrigo Sanchotene (Pesquisador Institucional);
- Márcio Kauer (COREDE) e
- Ivo dos Santos Lautert (AGM)

A Comissão Própria de Avaliação da Uergs é responsável pela coordenação dos processos internos de auto-avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

- Elaborar e implementar o projeto de Avaliação Institucional;
- Planejar o processo para que ele ocorra de forma coletiva;
- Estimular a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional esclarecendo a sua importância;
- Acompanhar o processo de Avaliação;
- Divulgar os resultados da Avaliação Institucional;
- Elaborar relatórios e pareceres referentes ao processo de auto avaliação de todos os cursos pertencentes a Uergs;
- Propor ações de melhorias do processo de Avaliação Institucional.

Fluxograma do Processo de Avaliação, escrito em um círculo amarelo ao centro, e cinco retângulos verdes ao redor, com as etapas do processo.
Processo de Avaliação CPA - Foto: Ascom Uergs

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul