Comitê de Ética em Pesquisa abre inscrições para membros

Fundo verde com silhuetas em preto de homem e mulheres lado a lado. Em destaque à esquerda, um microfone num pedestal. Ao centro, várias palavras relacionadas à Ética dispostas de forma aleatória.

Estão abertas até o dia 11 de janeiro as inscrições para participação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Uergs). Nesta seleção, o Comitê busca membros que tenham formação nas áreas de Psicologia, Saúde Coletiva, Pedagogia, Educação, Ciência dos Alimentos e Administração.

O Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEP/Uergs) tem por finalidade regulamentar, avaliar e acompanhar as pesquisas envolvendo seres humanos, realizadas na Universidade ou em ambientes externos, que envolvam pesquisadores vinculados à Uergs, a fim de preservar os aspectos de adequação ética, especialmente para resguardar a integridade e a dignidade dos sujeitos de pesquisa, tanto individual como coletivamente, levando-se em conta os aspectos filosóficos, morais, metodológicos, legais e normativos envolvidos.

Para participar, os interessados devem enviar o link do currículo na Plataforma Lattes do CNPq para o endereço de e-mail cep.uergs@gmail.com. Os requisitos são: ter titulação mínima de Mestre e experiência em pesquisa; ser servidor da Uergs (tanto docente quanto técnico-administrativo) ou do Estado; e ter disponibilidade para participar das reuniões e eventos do Comitê. As reuniões ordinárias são realizadas na última terça-feira do mês na Unidade da Uergs em Porto Alegre, sendo imprescindível a presença de todos os membros.

Ao final da atuação no Comitê, os membros recebem certificado de participação em Comitê emitido anualmente pela Coordenação. De acordo com o Art. 16 do Regimento Interno do CEP/Uergs, é estabelecida uma carga horária de quatro horas semanais não remuneradas aos membros do Comitê.