Comunidade Acadêmica se reúne no Fórum de Áreas da Uergs

Reitora abriu oficialmente o evento, na terça-feira.
Reitora abriu oficialmente o evento, na terça-feira. - Foto: Glauber Cruz/Ascom

Professores, estudantes e técnicos da Uergs estão reunidos no Fórum de Áreas da Universidade, que ocorre nesta terça e quarta-feira (10 e 11), no Campus Central da Uergs, em Porto Alegre. Na abertura do evento, a vice-reitora e superintendente de Planejamento, Eliane Kolchinski, lembrou que no mês de maio os conselhos universitários definem a oferta de vagas para o ingresso no ano seguinte, e que no Fórum são discutidos os planos de desenvolvimento das unidades, além das possibilidades de oferta de vagas e em quais cursos. “É importante focar nessas discussões para possibilitar que os Conselhos tenham maior embasamento para a aprovação desses documentos”, ressaltou Eliane.

A reitora, Arisa Araujo da Luz, agradeceu a participação da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes que vieram de Osório, Porto Alegre, São Luiz Gonzaga e Três Passos, e que ainda chegariam de outras unidades. A reitora falou sobre a necessidade desse Fórum diante do contexto político que vive o país, e que afeta a Universidade. “É um momento muito importante de reflexão, de discussão de possibilidades e de vermos os posicionamentos que vamos ter”, disse.

A necessidade de discutir as possibilidades da oferta de Educação a Distância motivou o tema da palestra de abertura do evento. As professoras Carmen Regina Nogueira, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Vera Marcia Santos, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), falaram sobre as experiências com EaD em suas universidades e, ao final, responderam perguntas do público.

Logo após a palestra, a professora Adriana Abreu, da pró-reitoria de Extensão, apresentou a Plataforma Doity, sistema de gerenciamento de eventos adotado pela Uergs para a organização do Siepex e do próprio Fórum de Áreas, e que pode ser utilizada para o gerenciamento de atividades de extensão, entre outras.

O estudante do 5º semestre de Administração Pública, José Pietro da Silva, participa pela primeira vez do Fórum e avalia que esse é um encontro que possibilita a integração dos cursos de diferentes áreas e o que pode ser feito para melhorar a Universidade.

Programação

A programação segue com os encontros dos grupos divididos por áreas, para apresentação dos encaminhamentos da edição de 2017 e discussões nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) sobre os projetos pedagógicos dos cursos, estrutura dos laboratórios e políticas nacionais para a formação docente.

Além dos temas gerais discutidos nos três grupos, serão abordados temas específicos de cada área: Lei de Acesso ao Patrimônio Genético e seu impacto na pesquisa biológica na Uergs (Área da Vida e Meio Ambiente); Estratégias de Nivelamento (Área de Exatas e Engenharias); Ética em Pesquisa (Área das Ciências Humanas).