Coordenadora do Pibid da Uergs participa de mesa de abertura de seminário do Programa da Ufrgs

Mesa de abertura.
Sandra coordena o Fórum de Coordenadores Institucionais do Pibid no Rio Grande do Sul.

A professora Sandra Lemos participou da mesa de abertura do XIV Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/Ufrgs, na terça-feira (8), na Faculdade de Direito da Universidade. Ao longo da semana, o evento debateu formas de incentivo e aprimoramento do processo de formação de professores para a educação básica.

Com o tema “Pibid em Movimento: Trânsitos e Mixagens na Formação Inicial e Continuada da Docência”, o Seminário é voltado a discentes e docentes vinculados às licenciaturas das Universidades de Porto Alegre e região. “A valorização, manutenção e qualificação do Programa tem se constituído como bandeira de luta contínua dos ‘Pibidianos’, das instituições de ensino superior e do nosso Fórum (ForPibid). Estou convicta de que este evento, assim como o da Uergs – o que será em Alegrete, em setembro próximo – vem ao encontro dessa bandeira”, destaca Lemos, que é coordenadora do institucional do Pibid/Uergs e do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid no Rio Grande do Sul (Forpibid).

A professora também lembrou a importância do Fórum do Pibid para garantir a continuidade do Programa. “A instabilidade que hora vivemos, novamente exigirá de nós um estado de atenção. É momento de ficarmos juntos, atentos, para garantir a continuidade do programa, por meio do novo edital que está para ser lançado, conforme comprometimento da Capes para com o ForPibid”, alerta Sandra.

Também participaram da mesa de abertura os professores da Ufrgs Vladimir do Nascimento, pró-reitor de graduação; Sérgio Franco, coordenador da Congrad; Cesar Lopes, Diretor da Faculdade de Educação, e Roselane Costella, coordenadora do Pibid/Ufrgs.