Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Curso de Licenciatura em Artes Visais promove diálogos entre Arte, Educação e Museu

Publicação:

"As gentes" é uma obra da artista Rosana Paulino, que participará do evento.
"As gentes" é uma obra da artista Rosana Paulino, que participará do evento.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uergs em Montenegro reunirá, em agosto e setembro, artistas, historiadores e educadores de diferentes regiões do país para dialogar sobre a interação entre arte, ensino e os espaços de arte em contextos diversos, e sobre a presença de mulheres e homens negros nesses campos e na escrita da História da Arte no Brasil. Esses encontros, que terão como pano de fundo o tema “Arte, Política e Educação”, também pretendem provocar reflexões sobre a importância da valorização da Arte como componente curricular na Educação Básica.

De acordo com os organizadores, os diálogos entre Museu, Arte e Educação apostam em uma não-dissociação desses campos, à primeira vista distintos, e na noção de que neles articulam-se, de modo simultâneo, a formação, a educação, a pesquisa e as construções de narrativas. A intenção é “entender a arte, a educação e a política como lugares de pensar o mundo e, talvez, apontar novos desenhos para as existências cotidianas. Não por acreditarmos em um caráter messiânico ou salvador de cada um desses eixos, mas por entender que todos eles são da ordem da invenção e atuam alterando as compreensões sobre o mundo”, salienta a professora Carmen Lúcia Capra.

Desenvolvido em parceria com o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o programa agrega duas inciativas do curso de Licenciatura de Artes Visuais da Uergs: os Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que nesta edição aborda as “Vozes Negras no Cubo Branco”, e o Projeto Vincular – pesquisa e docência, arte e educação.

O professor Igor Simões explica que o principal caráter do evento é a promoção de momentos de “convívio horizontal” entre estudantes, professores e nomes importantes no cenário da arte, da história e da educação que, com seus trabalhos, têm feito ecoar a urgência de ações como esta.

Participarão dos diálogos artistas como Rosana Paulino, um dos principais nomes no cenário das artes e da cultura brasileira, que possui obras em importantes museus no Brasil e em outros países, tais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o University of New Mexico Art Museum, nos Estados Unidos. Outra importante presença será a da professora Silvia Carla Marques Costa, da Universidade Federal do Amapá, especialista em Arte Educação em Instituições Culturais.

“Reunir mulheres e homens para ouvir suas falas, compreender como saberes da e com a arte são operados em regiões distantes nesse imenso território chamado Brasil e, a partir dessas construções coletivas realizar conjuntamente, em voz alta, leituras que possam operar dúvidas e constituir chaves para pensar a presença indispensável da arte nas escolas e na construção de noções de convivência entre diferenças é, na nossa compreensão, um dos destaques do projeto”, pontua Igor.

Esse caráter de urgência é ressaltado pela união de duas universidades e um Museu em torno do projeto. “Ocorre um movimento significativo de proteção da educação e da arte como bens públicos, o que também está presente na escolha do tema e da organização das ações”, defendem os organizadores.

Serviço

Arte, Política e Educação

3ª edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte: Vozes Negras no Cubo Branco

3ª edição do Projeto Vincular: Pesquisa e Docência, Arte e Educação

Leituras Vinculares

 

Período: Os encontros ocorrerão nos dias 17, 18, e 31 de agosto e 1º, 14 e 15 de setembro (sextas e sábados).

Local: Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)

Inscrições: a partir de 1º de agosto, mediante preenchimento de formulário disponível neste link.

 

Programação: 

Vozes Negras no Cubo Branco

 

17 de agosto, sexta-feira - das 18h às 21h

Vozes Negras: histórias e histórias da arte

Renata Bittencourt e José Rivair Macedo

 

18 de agosto, sábado das 9h às 12h

Vozes negras: deslocamentos e visibilidades

Rosana Paulino e Igor Simoes (mediação)

 

 

Leituras Vinculares

 

O que se diz/disse sobre a arte produzida por mulheres e homens racializados como negras e negros, no Brasil?

(com a participação de leitoras e leitores convidados da arte, educação e humanidades) 

 

25 de agosto, sábado - das 10h às 13h

Leitura em voz alta, no Torreão: Grada Kilomba

 

31 de agosto, sexta-feira - das 14h às 17h

Leitura em voz alta, no Torreão: Achille Mbembe

 

1º de setembro, sábado - das 10h às 13h

Leitura em voz alta, no Torreão: Roberto Conduru

 

 

Vincular: pesquisa e docência, arte e educação

 

14 de setembro, sexta-feira - das 10h às 12h e das 14h às 17h

Criação de propostas educativas em artes visuais a partir dos temas tratados

Orientação: Silvia Carla Marques Costa - Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Luciana Gruppelli Loponte (Ufrgs)

 

15 de setembro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, sábado

Apresentação das propostas educativas em artes visuais

Silvia Carla Marques Costa e Luciana Gruppelli Loponte

 

Realização:

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli – Margs

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs

Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais – Uergs/CNPq

Grupo de Pesquisa ArtePolitica/s - PPGAV/Ufrgs

Grupo de Pesquisa Arteversa - Ufrgs/CNPq

 

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/Ufrgs

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/Ufrgs

Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – PROEX/UERGS

Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROEXT/UFRGS

Centro de Formação de Professores – FORPROF/UFRGS

Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli – AAMARGS

 

* Vozes Negras no Cubo Branco faz parte da terceira edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte (Uergs/Margs), coordenado por Igor Simões. Leituras vinculares integram a terceira edição do Projeto Vincular: pesquisa e docência, arte e educação (Uergs/Margs), coordenado por Carmen Lúcia Capra.

 

 

 

 

 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul