Curso de Licenciatura em Artes Visais promove diálogos entre Arte, Educação e Museu
Publicação:
O curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uergs em Montenegro reunirá, em agosto e setembro, artistas, historiadores e educadores de diferentes regiões do país para dialogar sobre a interação entre arte, ensino e os espaços de arte em contextos diversos, e sobre a presença de mulheres e homens negros nesses campos e na escrita da História da Arte no Brasil. Esses encontros, que terão como pano de fundo o tema “Arte, Política e Educação”, também pretendem provocar reflexões sobre a importância da valorização da Arte como componente curricular na Educação Básica.
De acordo com os organizadores, os diálogos entre Museu, Arte e Educação apostam em uma não-dissociação desses campos, à primeira vista distintos, e na noção de que neles articulam-se, de modo simultâneo, a formação, a educação, a pesquisa e as construções de narrativas. A intenção é “entender a arte, a educação e a política como lugares de pensar o mundo e, talvez, apontar novos desenhos para as existências cotidianas. Não por acreditarmos em um caráter messiânico ou salvador de cada um desses eixos, mas por entender que todos eles são da ordem da invenção e atuam alterando as compreensões sobre o mundo”, salienta a professora Carmen Lúcia Capra.
Desenvolvido em parceria com o Núcleo Educativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o programa agrega duas inciativas do curso de Licenciatura de Artes Visuais da Uergs: os Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte, que nesta edição aborda as “Vozes Negras no Cubo Branco”, e o Projeto Vincular – pesquisa e docência, arte e educação.
O professor Igor Simões explica que o principal caráter do evento é a promoção de momentos de “convívio horizontal” entre estudantes, professores e nomes importantes no cenário da arte, da história e da educação que, com seus trabalhos, têm feito ecoar a urgência de ações como esta.
Participarão dos diálogos artistas como Rosana Paulino, um dos principais nomes no cenário das artes e da cultura brasileira, que possui obras em importantes museus no Brasil e em outros países, tais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o University of New Mexico Art Museum, nos Estados Unidos. Outra importante presença será a da professora Silvia Carla Marques Costa, da Universidade Federal do Amapá, especialista em Arte Educação em Instituições Culturais.
“Reunir mulheres e homens para ouvir suas falas, compreender como saberes da e com a arte são operados em regiões distantes nesse imenso território chamado Brasil e, a partir dessas construções coletivas realizar conjuntamente, em voz alta, leituras que possam operar dúvidas e constituir chaves para pensar a presença indispensável da arte nas escolas e na construção de noções de convivência entre diferenças é, na nossa compreensão, um dos destaques do projeto”, pontua Igor.
Esse caráter de urgência é ressaltado pela união de duas universidades e um Museu em torno do projeto. “Ocorre um movimento significativo de proteção da educação e da arte como bens públicos, o que também está presente na escolha do tema e da organização das ações”, defendem os organizadores.
Serviço
Arte, Política e Educação
3ª edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte: Vozes Negras no Cubo Branco
3ª edição do Projeto Vincular: Pesquisa e Docência, Arte e Educação
Leituras Vinculares
Período: Os encontros ocorrerão nos dias 17, 18, e 31 de agosto e 1º, 14 e 15 de setembro (sextas e sábados).
Local: Margs (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)
Inscrições: a partir de 1º de agosto, mediante preenchimento de formulário disponível neste link.
Programação:
Vozes Negras no Cubo Branco
17 de agosto, sexta-feira - das 18h às 21h
Vozes Negras: histórias e histórias da arte
Renata Bittencourt e José Rivair Macedo
18 de agosto, sábado das 9h às 12h
Vozes negras: deslocamentos e visibilidades
Rosana Paulino e Igor Simoes (mediação)
Leituras Vinculares
O que se diz/disse sobre a arte produzida por mulheres e homens racializados como negras e negros, no Brasil?
(com a participação de leitoras e leitores convidados da arte, educação e humanidades)
25 de agosto, sábado - das 10h às 13h
Leitura em voz alta, no Torreão: Grada Kilomba
31 de agosto, sexta-feira - das 14h às 17h
Leitura em voz alta, no Torreão: Achille Mbembe
1º de setembro, sábado - das 10h às 13h
Leitura em voz alta, no Torreão: Roberto Conduru
Vincular: pesquisa e docência, arte e educação
14 de setembro, sexta-feira - das 10h às 12h e das 14h às 17h
Criação de propostas educativas em artes visuais a partir dos temas tratados
Orientação: Silvia Carla Marques Costa - Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Luciana Gruppelli Loponte (Ufrgs)
15 de setembro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, sábado
Apresentação das propostas educativas em artes visuais
Silvia Carla Marques Costa e Luciana Gruppelli Loponte
Realização:
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli – Margs
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs
Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais – Uergs/CNPq
Grupo de Pesquisa ArtePolitica/s - PPGAV/Ufrgs
Grupo de Pesquisa Arteversa - Ufrgs/CNPq
Apoio:
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/Ufrgs
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/Ufrgs
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – PROEX/UERGS
Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PROEXT/UFRGS
Centro de Formação de Professores – FORPROF/UFRGS
Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli – AAMARGS
* Vozes Negras no Cubo Branco faz parte da terceira edição dos Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte (Uergs/Margs), coordenado por Igor Simões. Leituras vinculares integram a terceira edição do Projeto Vincular: pesquisa e docência, arte e educação (Uergs/Margs), coordenado por Carmen Lúcia Capra.
Mais notícias
- Fundo verde com setas apontando para ambos os lados. Ao centro, sobre fundo branco, lê-se Mobilidade acadêmica Inerna. Abaixo, mulher jovem segurando duas setas que apontam para direita; ela está sobre um semi círculo verde.
- Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. No palco, 4 mulheres e 2 homens estão sentados em uma mesa com o logo da Famurs. À esquerda, uma mulher fala ao púlpito.
- Foto colorida de um jovem negro sorridente em frente a um notebook, com uma parede de tijolos aparentes e uma pia de cozinha ao fundo.
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.