Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Docentes

Foto colorida da Bárbara. Mulher jovem, de cabelos longos escuros, pele morena clara.
Bárbara Estevão Clasen
Pós-doutora, doutora e mestra em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM; graduada em Farmácia - Análises Clínica pela Unicruz; graduada em Agronomia pela UFSM.

E-mail: barbara-clasen@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Mulher sorridente de pele morena clara, olhos castanhos e cabelos castanhos claro ondulados.
Divanilde Guerra
Pós-doutora junior e doutora em Fitotecnia - Melhoramento e Biotcnologia Vegetal, mestra em Fitotecnia - Concentração Plantas de Lavoura e graduada em Agronomia pela UFRGS. 

E-mail: divalinde-guerra@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem de pele clara, olhos e cabelos curtos escuros.
Eduardo Lorensi de Souza
Pós-doutor, doutor e mestre em Ciência do Solo, graduado em Agronomia e em PEG - Formação de Professores pela UFSM.

E-mail: eduardo-souza@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Mulher sorridente de pele morena clara com óculos de grau, olhos castanhos e cabelos castanhos ondulados.
Fernanda Hart Weber

Possui graduação em Química Industrial de Alimentos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela
Universidade Federal de Pelotas (2001) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Grãos e Cereais, atuando principalmente em Ciência e Tecnologia de amidos.

E-mail: fernanda-hart@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Mulher de pele clara, cabelos longos com luzes loiras.
Luciane Sippert Lanzanova
Doutora em Letras pela UFRGS; Mestra em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; Especialista em ensino-aprendizagem de Línguas pela UNIJUÍ; Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Santo Augusto; Graduada em Letras pela UNIJUÍ e em Pedagogia pela UNINTER. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa na Uergs, Unidade em Três Passos. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Linguística Sistêmico-funcional, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, formação de professores, planejamento, avaliação, pesquisa em educação.

E-mail: luciane-sippert@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem de pele clara, olhos e cabelos curtos escuros.
Marciel Redin

Engenheiro Agrônomo (2007/UFSM). Mestre em Ciência do Solo (2010/UFSM). Graduação em Licenciatura no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica (2012/UFSM). Doutor em Ciência do Solo (2014/UFSM/INRAE). Pós-Doutor em Ciência do Solo (2018/UFSM). Tenho experiência na área de Agronomia em Plantas e Solos com ênfase em Microbiologia do solo.

E-mail: marciel-redin@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem alto com cabelos pretos curto, barba, de pele clara. Veste roupas adequadas ao trabalho em campo e posa em meio à vegetação segurando uma prancheta e uma caneta.
Márlon de Castro Vasconcelos - Foto: Arquivo pessoal

Possui graduação em Ciências Biológicas  - Licenciatura Plena pela UNILESTE - MG e Doutorado em Ecologia pela UFRGS. Atua nas áreas de Ecologia de ambientes aquáticos e comunidades de macroinverterbrados bentônicos, ecologia aplicada e analise de dados. Leciona nos Cursos de Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Gestão Ambiental.

E-mail: marlon-vasconcelos@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem de pele morena clara, olhos e cabelos curtos escuros.
Mastrângello Enivar Lanzanova

Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM; mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM. Atualmente trabalha como professor na Uergs. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, Integração Lavoura-Pecuária, e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, plantio direto, adubos verdes, erosão e compactação do solo. Participa do projeto de pesquisa Avaliação de Adubos Verdes de Inverno e Verão Utilizados em Sistemas de Produção Característicos da Região Celeiro/RS.

E-mail: mastrangello-lanzanova@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem de pele morena clara, olhos e cabelos curtos escuros.
Ramiro Pereira Bisognin

Doutor em Engenharia Civil – Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFSM; mestre em Tecnologia Ambiental; especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e; graduado em Engenharia Ambiental pela UNISC. Atualmente é professor adjunto na Uergs. Experiência em tratamento de efluentes, remoção de micropoluentes, estudos de contaminações ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos contaminados por hidrocarbonetos, licenciamento e gestão de projetos ambientais, tendo atuado na iniciativa privada e em órgãos públicos estaduais.

E-mail: ramiro-bisognin@uergs.edu.br

Currículo Lattes

Homem de pele, olhos e cabelos curtos claros.
Robson Evaldo Gehlen Bohrer
Doutorando em Engenharia Civíl pela UFSM; mestre em Tecnologia Ambiental, especialista em Engenharia de Segurança do trabalho e graduado em Engenharia Ambiental pela UNISC.

E-mail: robson-bohrer@uergs.edu.br

Currículo Lattes

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul