Educação para indígenas e afrodescendentes é tema de curso da Uergs

Menina negra vestida com blusa rosa e calça jeans, com o braço direito escondido atrás das costas e a mão esquerda levantada. Na palma da mão, a pintura de um rosto sobre um fundo amarelo e os dedos coloridos.
Projeto propõe imersão na cultura negra e indígena.

Considerando que quilombolas e indígenas têm difícil acesso à escolarização ou apresentam dificuldades para acompanhar e permanecer na escola, é importante que estudantes da formação inicial e continuada de professores interajam com essas populações, promovendo a integração entre os diferentes pensamentos, modos de organização da vida e da aprendizagem. É com essa ideia que a Unidade da Uergs em Porto Alegre promove o projeto Diversidade Cultural e Educação. Serão cinco encontros, de dezembro de 2016 a abril de 2017, em que os participantes poderão realizar uma imersão nas culturas afrodescendente e indígena.

Uma das coordenadoras do projeto, professora Martha Hoppe, acredita que mesmo que diversas políticas públicas de inserção social e valorização dessas pessoas estejam em andamento, ainda existe uma lacuna a ser preenchida, que envolve as novas relações sociais a serem implementadas pela escola e pela sociedade. Há um “avanço do conhecimento sobre a existência de silêncios históricos que dizem respeito tanto à sobrevivência de populações situadas fora do eixo eurocêntrico dominante quanto da valorização de suas próprias produções culturais”, declarou.

A programação inclui paineis sobre o tema e uma visita à Aldeia Guarani na Reserva da Lomba do Pinheiro

Serviço

Curso de Extensão Diversidade Cultural e Educação: o que faz de nossa educação, educação brasileira?

Período: de 2 de dezembro de 2016 a 30 de abril de 2017

Local: Uergs em Porto Alegre

Inscrições: pelo e-mail diversidadecultrualeeducacao@gmail.com ou presencialmente no dia do evento

Coordenação: Martha Hoppe e Fani Tesseler

Contato: martha.hoppe@gmail.com | fani-tesseler@uergs.edu.br

Dia 2 de dezembro, às 19h

Local: Unidade da Uergs em Porto Alegre

Painel sobre “Educação Quilombola”, com Iosvaldyr Carvalho (Doutor em Antropologia Social pela Ufrgs e Coordenador de Projetos do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos), Vania Mello (Uergs) e Martha Hoppe (Uergs)

Dia 3 de dezembro, às 9h30

Local: Unidade da Uergs em Porto Alegre

Oficina de brinquedos e brincadeiras afro-brasileiras, com Viviana Brandenmaker (aluna do curso de Pedagogia Uergs/Alegrete e Bonequeira de Obay Omi), Paulo Sérgio da Silva (Doutor em Educação pelo Ufrgs, com pesquisa sobre educação em comunidades remanescentes de quilombos) e Fani Tesseler (Uergs)

Dia 10 de dezembro, das 8h30 às 17h

Passeio “Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre”, com Vanderlei de Paula Gomes (Assessor Pedagógico de Educação das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre), Fani Tesseler (Uergs) e Martha Hoppe (Uergs)

Dia 24 de março, às 19h

Local: Unidade da Uergs em Porto Alegre

Painel sobre “Educação Escolar Indígena e territórios etnoeducacionais”, com Ana Luiza Menezes (Doutora em Educação pela Ufrgs e coordenadora do projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação das infâncias”), Jacimara Machado Heckler (Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Indígena Anhetengua) e Viviane Silveira (Doutora em Educação pela Ufrgs e psicanalista)

Dia 1º de abril, às 8h

Visita à Aldeia Guarani na Reserva da Lomba do Pinheiro, com Viviane Silveira (Doutora em Educação pela Ufrgs e psicanalista), Fani Tesseler (Uergs) e Martha Hoppe (Uergs)

Até 30 de abril - os participantes das atividades terão acesso à plataforma Moodle para compartilhar textos e debates.