Eleições 2018: entenda como é feito o cálculo da porcentagem de votos de cada chapa

eleições
A votação ocorre nas unidades e na Reitoria, nos dias 27 e 28 de agosto.

Nos dias 27 e 28 de agosto, a comunidade acadêmica da Uergs tem a oportunidade de votar para a escolha do próximo reitor e vice, para o mandato que inicia em novembro deste ano e encerra em novembro de 2022. Se houver segundo turno, os eleitores se dirigirão mais uma vez às urnas nas unidades e Reitoria, nos dias 1º e 2 de outubro.

A eleição é majoritária e, de acordo com o Artigo 395 do Regimento Geral da Universidade (RGU), os votos de cada categoria (professores, corpos técnico e de apoio administrativo e estudantes de graduação e pós-graduação) correspondem a um terço dos votos totais e, para o cálculo desses votos, é “aplicado um fator de ajuste definido como o quociente entre os votos válidos e o total de votantes habilitados a votar em cada segmento”. Para a definição dessa porcentagem, a Comissão Eleitoral (Ceuergs) realizará um cálculo que considera o número de votos válidos de cada segmento, conforme planilha aprovada pelo Consun.

Conheça o passo a passo da contagem dos votos:

1. Abertura dos trabalhos, após o recebimento de todas as urnas;
  2. Conferência da correspondência entre o número de votantes por categoria (identificadas por três cores diferentes) e número de votos depositados nas urnas;
  3. Separação dos votos em três caixas, por categoria. Votos brancos e nulos não serão considerados;

A Ceuergs esclarece que, caso exista algum indício de fraude, a urna será impugnada. Após a abertura das urnas das 24 unidades e da Reitoria, a Comissão saberá o número total de votantes.

“Somente a partir desta etapa que se passará à contagem dos votos por chapa, fato que impossibilita a identificação dos votos das unidades”, explica o secretário da Comissão, Fábio Niekraszewicz.

Entenda como será definida a porcentagem de votos, por chapa:

Calculo votação eleição
O total de votos de cada categoria corresponde a 1/3 do votos válidos.