Estudante da Uergs participa de reunião do Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE

Ederson é presidente do Diretório Acadêmico de Tapes e representante discente no Consun da Uergs.

O representante dos estudantes da Uergs no Conselho Superior Universitário (Consun), Ederson Gustavo Ferreira, participou do 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), evento organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) de 15 a 17 de julho. O evento reuniu mais de 500 estudantes de 324 entidades em São Paulo.

A programação contou com debates sobre temas ligados à educação, saúde, juventude, democratização da comunicação, golpe à democracia, além de discussões sobre combate ao racismo, lgbtfobia e cultura do estupro.

Ederson, que é estudante de Gestão Ambiental e presidente do Diretório Acadêmico da Unidade da Uergs em Tapes, participou de uma mesa redonda sobre a crise financeira das universidades públicas e a luta contra a privatização, que tratou do perigo que representam as tentativas de privatização do Ensino Superior Público no Brasil. O tema foi debatido por Claudio Ribeiro, representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Eduardo Rolim, presidente do Fórum dos Professores de Instituições Federais do Ensino Superior (Proifes), Rafael dos Santos, coordenador de Educação da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e Jesualdo Farias, ex-secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação.

“A crise é geral em todas as universidades públicas do país, mas pude perceber que a atuação do movimento estudantil, juntamente com a UNE, vem lutado para que ‘tubarões da educação’ não a privatizem”, salienta Ederson.

O estudante conta que, durante o encontro, conheceu presidentes de vários diretórios centrais de estudantes o país e pode trocar experiências sobre alguns pontos sobre a realidade da Uergs e alternativas para barrar o sucateamento da Universidade, por exemplo.