Estudantes da Uergs realizam viagem de estudos na fronteira entre Brasil e Argentina

Visita de campo foi realizada entre os dias 1° e 3 de junho

Entre os dias 1° e 3 de junho, estudantes da Uergs conheceram as cidades de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, e de Dionísio Cerqueria, em Santa Catarina (SC), na fronteira entre os dois países. A atividade foi realizada para apresentar aos estudantes as territorialidades existentes na região e as formas de gestão e organização do Assentamento Conquista na Fronteira, vinculado ao Movimento dos Sem-Terra (MST), localizado em Dionísio Cerqueira (SC).

As visitas foram organizadas pelos professores Zenicléia Deggerone (Uergs) e Márcio Freitas Eduardo (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS), que ministram o componente curricular “Desenvolvimento e Conflitualidade Territorial”. Participaram da atividade estudantes do Curso de Especialização em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento e do Curso de Graduação em Administração, ambos da Unidade da Uergs em Erechim. Também participaram estudantes dos cursos de Agronomia, História e Arquitetura e Urbanisimo da UFFS.

Na viagem, os estudantes aprenderam sobre as influências culturais, econômicas e sociais existentes entre as duas cidades e sobre a história dos movimentos sociais do campo. Também observaram a divisão social do trabalho nas fábricas, frigoríficos e cooperativas da região. Além disso, os acadêmicos deram a sua contrapartida, oferecendo oficinas de práticas agroecológicas e produção de alimentos e tratamento ecológico de efluentes para os agricultores, como forma de retribuição pela boa recepção que tiveram na localidade.

Para os professores Zenicléia e Márcio, a visita de campo foi importante para proporcionar conhecimento dos diferentes processos de territorialidade e conflitualidade e, com isso, estimular uma visão crítica e reflexiva de temas como desenvolvimento, territórios, desterritorialização e reterritorialização.