Estudantes de Frederico Westphalen vêm à Porto Alegre para apresentar reivindicações da Unidade

Reunião no Gabinete da Reitora.
Estudantes se reuniram com a reitora antes de agenda com secretário da Fazenda.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e a vice-reitora Eliane Kolchinski, receberam estudantes da Unidade em Frederico Westphalen na quarta-feira (21). Os estudantes de Administração Pública solicitaram professores para a Unidade. Após o encontro na Reitoria, eles se reuniram com o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, para reforçar o pedido de suplementação das bolsas acadêmicas e entregaram ofícios de oito prefeitos que solicitam a Feltes atenção ao pleito da contratação de professores.

A vice-reitora, Eliane Kolchinski, esclareceu que a Universidade depende da autorização do Governo do Estado para contratar professores, e que em julho do ano passado solicitou ao Piratini a contratação de docentes para preenchimento de 86 vagas.

Arisa anunciou que no dia 26 de março chegará à Unidade uma professora substituta e que já foi autorizada pelo Governo a contratação de outro docente. A reitora também elogiou a iniciativa dos estudantes de procurarem conversar com o secretário estadual da fazenda. “Isso demonstra a consciência de que essa reivindicação deve ser encaminhada ao Governo”, disse.

A reitora também esclareceu que se a Universidade obtiver autorização do Governo para contratação de mais professores, a distribuição dessas vagas será discutida com os diretores regionais, considerando as necessidades dos Campi.

Na Secretaria da Fazenda, o grupo foi recebido pela chefe de gabinete, Beatriz Fagundes, e entregou ofícios dos prefeitos e secretários de Frederico Westphalen e sete municípios da região, atendidos pela Uergs: Ametista do Sul, Erval Seco, Palmitinho, Planalto, Seberi, Taquaruçu do Sul e Vicente Dutra.

Conteúdos relacionados