Em São Borja, famílias de baixa renda são beneficiadas com mantas térmicas produzidas com caixas de leite

Termômetro apontando temperatura de 37 graus. Ao fundo, parede coberta com mantas de caixas de leite.
Mantas fazem com que as temperaturas internas das residências diminuam em dias quentes e aumentem em dias frios.

Dartagnam Pires, aluno da Uergs em São Borja, desenvolveu um projeto piloto para construção de mantas térmicas a partir de caixas de leite. Por meio da iniciativa, três famílias de baixa renda foram beneficiadas com as mantas para suas residências.

O estudante, que está no terceiro semestre do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, contou com a ajuda dos colegas da Unidade para recolher as doações de caixas vazias. Foram coletadas mais de 7 mil caixas de leite.

A finalização do projeto ocorreu com a medição das temperaturas externas e internas nas residências, que mostraram significativas diminuições em dias quentes e aumento em dias frios, em suas áreas internas, com diferença média de até 7 graus Celsius, o que mostra a real funcionalidade das mantas.

Após a conclusão do projeto piloto, o desafio é conseguir mais voluntários para dar continuidade ao projeto, seja através de empresários ou do poder público. “O conceito de sustentabilidade se sustenta em três pilares: social, ambiental e econômico que, juntos, fundamentam a ideia de se construir uma sociedade autossuficiente sem agredir o planeta”, destaca Dartagnam.