Estudantes desocupam Reitoria da Uergs

Estudantes apresentaram uma pauta de reivindicações.

Os estudantes da Uergs desocuparam a Reitoria na tarde desta segunda-feira (19), após uma reunião com a reitora, Arisa Araujo da Luz, e a apresentação de uma pauta de reivindicações. Às 14h, o grupo fez uma caminhada até o Palácio Piratini e, no final da tarde, ocorre uma reunião com o secretário-chefe da casa Civil, Fábio Branco, na sede do Governo do Estado.

Para desocupar a Reitoria, os estudantes solicitaram à gestão da Universidade o comprometimento com quatro demandas: a criação de uma frente envolvendo todos os segmentos da comunidade acadêmica para tratar da contratação de professores e funcionários; a garantia da oferta regular dos cursos de graduação em 2019, respeitando as decisões dos colegiados dos cursos; a oferta regular das disciplinas dos cursos até o final da gestão (que encerra seu mandato em novembro deste ano); e o planejamento de futuras lotações de professores na Reitoria, sem prejudicar a atuação dos docentes em sala de aula. Eles também pedem o aumento da oferta de bolsas de assistência estudantil.

Com relação à primeira reivindicação, a reitora salientou que a decisão sobre a oferta de vagas para ingresso não depende da gestão, mas sim da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), baseado no parecer dos colegiados de curso. “Quem decide as questões relacionadas ao ingresso, é o Conepe. Se eu disser que garanto o atendimento a essa pauta, estaria desrespeitando o Conselho”, disse Arisa.

A gestão também está negociando com o Governo do Estado uma suplementação no orçamento da Universidade, no valor de R$ 200 mil, para a oferta de bolsas. A Uergs possui quatro programas de bolsas acadêmicas: o Prodiscência (Programa de Bolsas de Permanência Discente), o Programa de Bolsas de Monitoria, o Programa de Bolsas de Extensão e o Programa de Bolsas de Pesquisa. A cada ano, no início do segundo semestre, o Conepe delibera sobre o número de bolsas para cada programa.

A pauta de reivindicações do Diretório Central dos Estudantes já foi encaminhada a todos os membros do Conepe e do Conselho Superior Universitário (Consun) para análise.