Experiência do Programa Uergs na Melhor Idade é relatada em livro

Uma sala de aula com 5 adultos: atrás, um negro de camiseta preta, um grisalho de camisa azul clara, uma loura de blusa azul; à frente, um negro de camiseta azul e uma senhora loura de blusa laranja, todos sentados em classes com papel e caneta.
Podem participar das atividades do Programa Melhor Idade adultos a partir de 30 anos.

A experiência da Uergs com o programa de Extensão “Uergs na Melhor Idade” foi divulgada no livro “Relatos de experiências exitosas das IES: formação de docentes do Ensino Superior, assistência estudantil e assistência pedagógica”, organizado pela Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e publicado pela Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O Programa Uergs na Melhor Idade foi criado em 2016 por iniciativa das pró-reitorias de Extensão e Ensino e pretende ampliar os espaços de participação de adultos e idosos na Universidade por meio de atividades de extensão. Para isso, propõe às Unidades Universitárias que abram editais de seleção para que pessoas com mais de 30 anos possam cursar disciplinas dos cursos de graduação, que são certificadas como cursos de extensão. As Unidades também podem sugerir projetos com atividades voltadas a este público.

O artigo fala sobre o contexto institucional e social em que o Programa foi criado, e traz uma pesquisa que mostra, entre outros dados, o perfil dos participantes. Na primeira edição, no segundo semestre de 2016, o participante mais idoso possuía 80 anos e o mais novo, 30, “o que indica a ampla inserção do Programa nas diferentes faixas etárias”, dizem os autores.

O artigo, disponível na página 419 do livro, foi escrito pelo pró-reitor de Extensão da Uergs, Ernane Pfüller, pela professora Jaqueline de Mattia e pelas agentes técnicas Fernanda de Souza e Leticia da Silva.

Livro Relatos de experiências exitosas das IES (.pdf 8,02 MBytes)