Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fórum da Abruem: recentemente empossado, Leonardo Beroldt participa pela primeira vez do evento e Arisa recebe Medalha

Publicação:

O Fórum da Abruem ocorre na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de 12 a 14 de novembro.
O Fórum da Abruem ocorre na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de 12 a 14 de novembro.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, está participando do 63º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que ocorre de 12 a 14 de novembro, em Campo Grande/MS. Ele está acompanhado da ex-reitora Arisa Araujo da Luz, que na cerimônia de abertura do Fórum, ocorrida na noite de segunda-feira (12), recebeu a Medalha do Mérito da Abruem, concedida aos reitores que encerram seus mandatos. Arisa entregou o cargo a Beroldt no dia 5 de novembro.

A 63ª edição do Fórum da Abruem é realizada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e tem como tema “Diálogos entre Universidade e Sociedade”. Nesse contexto, ocorre na manhã de quarta-feira (14) a apresentação da Câmara Técnica de Extensão com o tema “A extensão universitária como ação integradora e promotora do desenvolvimento”.

A palestra de abertura debateu os desafios da ciência, tecnologia e inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras frente ao cenário atual para a geração de riquezas e promoção do desenvolvimento do país. O tema foi abordado pelo diretor de cooperação institucional do CNPq, José Ricardo de Santana.

Os debates, que são realizados em Câmaras Técnicas, têm o Programa de Mobilidade Nacional como tema. O programa foi lançado em 2014 por iniciativa das IES associadas à Abruem com o intuito de promover o intercâmbio estudantil e aproximar os programas de graduação das Instituições de Ensino Superior do sistema público estadual e municipal no Brasil.

“A Abruem acredita que a mobilidade estudantil abrirá as portas para o mundo, alargando os horizontes do jovem estudante, futuro profissional deste país, expondo-o a diferentes culturas, ao exercício do respeito aos costumes regionais e dos preceitos na formação da identidade nacional”, afirma o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e presidente da Abruem, Haroldo Reimer.

As câmaras técnicas também debaterão os desafios da graduação e a valorização das IES estaduais e municipais e internacionalização, entre outros temas.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul