Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fórum Permanente de Discentes acontecerá em abril

Publicação:

Em uma sala de aula, um grupo de alunos conversando. Ao fundo, parede com tijolo à vista e três janelas com cortinas azuis.
Temáticas das discussões este ano serão ampliadas.

A terceira edição do Fórum Permanente de Discentes (Fopedi) será realizada no dia 8 de abril, no Campus Central da Uergs em Porto Alegre. O evento é organizado em conjunto pelo Núcleo de Apoio ao Discente e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O principal objetivo das edições anteriores foi criar um espaço para que os estudantes apresentassem as realidades de suas unidades, além de ser um momento de integração. Nesta edição, porém, o DCE propôs o tema “Discutindo o papel da Universidade frente às necessidades e diversidades discentes”.

Para o coordenador geral do DCE, Édesron Gustavo Ferreira, discutir a permanência acadêmica vai além de debates sobre questões estruturais da universidade. “Nas duas edições do evento, os alunos sempre debatiam o mesmo assunto que a Universidade enfrenta, mas a permanência discente não se trata somente das questões sobre bolsas acadêmicas, falta de infraestrutura, restaurante universitário e casa do estudante. Também temos que incluir no debate do fórum questões como LGBTfobia, Machismo, Racismo e falta de acessibilidade. Tratar sobre esses temas e achar soluções é uma forma de garantir a permanência de negros, LGBTs, mulheres e deficientes na Universidade", explica.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul