Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

III Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPE UERGS

    Inscrições abertas!
  • Data:
    até
  • Evento híbrido - Bagé
Cores utilizadas na imagem: amarelo, cerde, roxo e vermelho. Palavras: educação, reflexões, ensino, ciência, docência, inclusão, cultura, pesquisa, extensão, diversidade, universidade, respeito.
O III Jepe da Uergs, em Bagé, ocorrerá de 17 a 19 de junho, com o tema "Inclusão e diversidade: diálogos e reflexões".

As Jornadas de Pesquisa, Ensino e Extensão (JEPE) da Uergs em Bagé têm como objetivo abrir espaço anualmente para trajetórias de investigação, práticas de ensino e estratégias de socialização das ações que fomentam o cotidiano das instituições e suas regiões. Os encontros preveem a partilha e a criação de conexões interinstitucionais, fomentando o diálogo, as trocas e a produção em rede.

A terceira edição da Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão (JEPE) da Uergs, promovida em formato híbrido, traz como tema INCLUSÃO E DIVERSIDADE: DIÁLOGOS E REFLEXÕES, tendo como objetivos: 

  1. Promover a reflexão: criar um espaço para que a comunidade acadêmica, demais atores ligados à educação e interessados possam refletir sobre questões relacionadas à inclusão e à diversidade nos contextos de pesquisa, ensino e extensão;
  2. Fomentar o diálogo: estimular o diálogo entre diferentes atores, como pesquisadores, professores, estudantes e membros da comunidade, sobre as diferentes dimensões da inclusão e diversidade, suas complexidades e desafios;
  3. Compartilhar experiências: proporcionar oportunidades para que os participantes compartilhem suas experiências, práticas e iniciativas relacionadas à promoção da inclusão e diversidade em seus espaços;
  4. Desenvolver estratégias de ação: identificar e discutir estratégias eficazes para promover a inclusão e a diversidade nos ambientes acadêmicos, escolares e não-escolares, visando à construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Data: de 17/06 a 19/06/2024

Hora: das 14h às 21h

Modalidade: evento híbrido

Local: as oficinas serão presenciais e acontecerão nas salas da Unidade da Uergs em Bagé, Av. Tupy Silveira, 2820. As conferências e apresentações de trabalhos serão via Google Meet.

Público-alvo: acadêmicos(as), profissionais da educação e pessoas interessadas na temática

Inscrições: 

  • Período para inscrições de autores(as)/coautores(as): de 4/04 a 10/05/2024
  • Período para inscrições de ouvintes: de 4/04 a 16/06/2024
  • Formulário: disponível neste link
  • Valor: gratuito

Carga horária: 20h

Certificação: Sim. Será necessária a presença em 75% dos momentos do evento para a certificação como ouvinte. Será necessária a submissão e apresentação de trabalho para certificação como autor(a.)

Programação:

17/06 (segunda-feira)

14h às 18hApresentações de trabalhos (salas transversais com pesquisa, ensino e extensão). Via Google Meet.

19h às 21hConferência de Abertura: "Pluralidade e pertencimento: a garantia de direitos em uma sociedade justa e democrática", com a conferencista Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez (UFPEL), e mediação da Profa. Ma. Percila Silveira de Almeida (Uergs). Via Google Meet (o link será enviado por e-mail aos inscritos).

18/06 (terça-feira)

14h às 18hApresentações de trabalhos (salas transversais com pesquisa, ensino e extensão). Via Google Meet.

19h às 21h - Oficinas presenciais na Uergs

19/06 (quarta-feira)

14h às 18h - Apresentações de trabalhos (salas transversais com pesquisa, ensino e extensão). Via Google Meet.

19h às 21h Conferência de Encerramento: "Inclusão e diversidade na perspectiva da Educação Popular", com a conferencista Profa. Dra. Fernanda dos Santos Paulo (IFRS), e mediação da Profa. Dra. Rita Cristine Basso Soares Severo (Uergs). Via Google meet (link será enviado por e-mail aos inscritos).

Informações completas sobre a submissão de trabalhos (cronograma e normas), oficinas e programação encontram-se no site do evento.

Equipe organizadora: Gabriela Oliveira de Castro, Jaqueline Lidorio de Mattia, Mirna Susana Viera de Martínez, Quéli Dornelles Morais, Veronice Camargo da Silva, Viviane Castro Camozzato, Anne Suziele Rodrigues Carneiro, Cátia Cilene Diogo Goulart.

Contato para atendimento ao público: jepeuergs@gmail.com

Site do evento: https://jepeuergs.webnode.page/

Redes sociais: @uergsbagefacebook.com/uergsdebage

Locais

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul