Inaugurada a obra da nova Unidade da Uergs em Três Passos

Representantes da comunidade participaram do evento.
Representantes da comunidade participaram do evento. - Foto: Daiane Weiss

A comunidade acadêmica e a região de Três Passos receberam, nesta segunda-feira (14), a nova Unidade da Uergs. A obra de ampliação e reforma do prédio doado pela Prefeitura, que recebeu um investimento de R$ 559,5 mil, foi inaugurada em uma cerimônia com a presença da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, do prefeito municipal, José Carlos Amaral, e demais autoridades da região e da Universidade, além da deputada estadual Zilá Breitenbach. O evento também contou com uma palestra do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, com o tema “A Uergs construindo o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul”.

A Uergs em Três Passos atende estudantes de 21 municípios da região e oferece os cursos de graduação em Agronomia e Gestão Ambiental, e de pós-graduação em Gestão e Sustentabilidade Ambiental e em Segurança Alimentar e Agroecologia.

O imóvel possui cerca de 600 metros de área construída e, após a reforma, passa a ter três salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, salas para os professores, coordenações, secretaria administrativa, banheiros e copa.

“Com essa estrutura, nós estamos aptos a concorrer a editais de financiamentos externos para a construção e ampliação de laboratórios, mais salas de aulas e, quem sabe, no futuro, também ofertar o tão sonhado curso de mestrado que a Unidade está elaborando e submetendo ao Ministério da Educação”, anunciou o diretor do Campus Regional 4 da Uergs, Mastrângello Lanzanova.

Arisa ressaltou a importância do apoio da comunidade e da Prefeitura Municipal. “A Uergs em Três Passos vem se fortalecendo a cada ano e esse fortalecimento se dá pelo grupo de professores e funcionários, mas principalmente pelos alunos que são guerreiros e pelo apoio incondicional da comunidade da Região Celeiro. Exemplo disso foi a doação do prédio pela Prefeitura Municipal para que pudéssemos construir e hoje inaugurar a sede própria da Unidade em Três Passos”, disse.

A reitora lembra que a doação do terreno, feita pelo executivo, foi aprovada por unanimidade e com a presença de todos os vereadores. “Esse é o exemplo que gostaríamos que se materializasse nas 24 Unidades, porque o apoio da comunidade temos em todas as Unidades”, acrescentou.

Na Aula Inaugural, Clódis falou sobre a atuação da Unidade em Três Passos; sobre a posição da Universidade nos rankings nacionais e internacionais que medem a qualidade do Ensino Superior; sobre as áreas estratégicas de atuação da Universidade: Administração, Agronomia e Desenvolvimento Rural e Agroindustrial, Alimentos, Educação (licenciaturas), Engenharias e Gestão Ambiental; sobre o crescimento da pesquisa e da pós-graduação; e sobre os programas de inserção da comunidade na Universidade.

“O novo espaço será essencial para o desenvolvimento de pesquisa, extensão e educação. Possibilitará algo que antes não tínhamos: um lugar nosso! Espero que todos, alunos, professores e funcionários desfrutem deste espaço e ampliem ainda mais o sonho de ter a comunidade e Uergs andando para o desenvolvimento regional sustentável!”, disse a estudante Daiane Weiss.

Participaram da cerimônia de inauguração o vice-prefeito de Três Passos, Jorge Dickel; o vereador Vinicius Araujo, representando a Câmara Municipal de Vereadores e a Associação dos Vereadores da Região Celeiro; o prefeito de Campo Novo e vice-presidente da Associação dos Prefeitos da Região Celeiro, Antonio Sartori; a coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Lurdes Dresch; o tenente Mauro de Faveri, representando o 7º Batalhão da Brigada Militar; o diretor da Cootricampo, Ricardo Chassot; a chefe da Unidade, Lucila Berwaldt; o presidente do Diretório Acadêmico de Três Passos, Gustavo Bertin; e o vice-presidente da Associação dos Docentes da Uergs, Paulo Groff.