Instalado o Fórum de Instituições de Ensino Superior do RS

20171201 forum IES
Reitora da Uergs participou do evento de lançamento do Fórum. - Foto: Rochele Zandavalli

A Ufrgs sediou na sexta-feira (1º), o Fórum de Instituições de Educação Superior do Rio Grande do Sul. Realizado na Sala II do Salão de Atos, o evento reuniu dirigentes e representantes de instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul e de entidades ligadas à área da educação em Porto Alegre e no RS com vistas à formalização de uma organização de IES em cumprimento às leis 14.705/2014 e 11.858, referentes aos Planos de Educação Estadual e Municipal de Porto Alegre, respectivamente. Conforme explica a representante da Comissão Organizadora do Fórum, a professora da Faculdade de Educação da Ufrgs Sônia Ogiba, a organização tem por objetivo, principalmente, a produção de estudos e análises de dados em relação às Metas e Estratégias pertinentes ao Ensino Superior dos Planos de Educação (PNE, PEE e PME). “O Fórum se constituirá em espaço coletivo para articulação de estudos em rede entre as IES publicas e privadas do RS e sua finalidade precípua será de analise de dados relativos a essas metas e estratégias com a construção de metodologia comum”, disse a professora. Sônia Ogiba adiantou que na próxima reunião de trabalho será debatida a necessidade de construção de um regimento e ainda a possível participação de outras entidades no Fórum.

A vice-reitora Jane Tutikian participou da mesa de abertura do evento e destacou a responsabilidade da Universidade com o estudo e o monitoramento da aplicação das legislações da área da educação. Na mesa também estavam presentes, a reitora da Furg Cleuza Maria Sobral Dias, a reitora da Uergs Arisa Araújo da Luz, o vice-reitor da Unipampa Maurício Aires Vieira e a coordenadora do Fórum Municipal de Educação Porto Alegre Célia Trevisan Teixeira.

A professora Maria Beatriz Luce, do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Ufrgs, apresentou a contextualização e a proposta de acompanhamento das metas dos planos de educação relativas ao ensino superior. Luce destacou o compromisso em "honrar a legislação educacional construída num período democrático do nosso País, em debates democráticos com a sociedade".

A comissão organizadora do Fórum de Instituições de Educação Superior do Rio Grande do Sul foi composta por representantes da UFRGS, da Secretaria de Educação do RS, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fórum Municipal da Educação de Porto Alegre e União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS).

Texto: Ufrgs

Edição: Ascom Uergs