Mestrando da Uergs desenvolve pesquisa sobre direitos fundamentais, cidadania e educação

Apresentacao Anderson
Anderson apresentou sua pesquisa em dois eventos internacionais, recentemente.

Pesquisa é orientada pela professora Thaís Janaina Wenczenovicz.
A relação entre os indicadores decorrentes da baixa qualidade da educação em escolas públicas de ensino fundamental e o quanto isso compromete a cidadania da população vulnerável é tema de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação, da Uergs, e seus resultados foram apresentados, recentemente, em dois eventos internacionais. O estudo “Direitos Fundamentais e educação: indicadores educacionais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, é desenvolvido pelo mestrando Anderson Costa com orientação da professora Thaís Janaina Wenczenovicz e foi apresentado durante o Sociology of Law, que ocorreu em Canoas, no mês de maio, e no International Human Rights Protection Systems: is european curt of human rights ready for XXI century Challenges?, promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoeste), em junho.

A pesquisa se baseia em indicadores que demonstram o baixo desempenho dos estudantes do ensino Fundamental de escolas do Litoral Norte gaúcho, e investiga contradições presentes no contexto escolar e até que ponto a baixa qualidade da educação na escola pública de Ensino Fundamental compromete a cidadania da população vulnerável e contribui para o aprofundamento da pobreza, desigualdade e violência no Brasil.

“Ao discorrer sobre os aspectos de cunho histórico-geográfico (ocupação, formação), étnico/cultural, educacional, socioeconômico, propõe-se com o estudo demarcar o perfil microrregional, no sentido de provocar tensionamentos sobre a realidade educacional, principalmente na primeira etapa do ensino básico no Litoral Norte, que, ultimamente, tem apresentado baixo desempenho”, explica Anderson.

Para chegar aos resultados prévios, o pesquisador utilizou dados e estatísticas de pesquisas já realizadas, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE).

De acordo com Anderson, a escassez de políticas públicas a médio e longo prazos associada ao baixo nível socioeconômico e a um currículo escolar defasado frente às demandas e necessidades contemporâneas são alguns dos aspectos observados que podem estar contribuindo para o déficit das estatísticas. “A educação é um direito inerente à natureza do homem que precede a própria natureza do Estado, devendo este ser assegurado desde a sua origem, não podendo considerá-lo apenas como um direito social, já que é um instrumento fundamental para que o homem se realize como tal”, defende o pesquisador.

Conteúdos relacionados