Mestrando da Uergs desenvolve pesquisa sobre direitos fundamentais, cidadania e educação
Publicação:
A relação entre os indicadores decorrentes da baixa qualidade da educação em escolas públicas de ensino fundamental e o quanto isso compromete a cidadania da população vulnerável é tema de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação, da Uergs, e seus resultados foram apresentados, recentemente, em dois eventos internacionais. O estudo “Direitos Fundamentais e educação: indicadores educacionais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, é desenvolvido pelo mestrando Anderson Costa com orientação da professora Thaís Janaina Wenczenovicz e foi apresentado durante o Sociology of Law, que ocorreu em Canoas, no mês de maio, e no International Human Rights Protection Systems: is european curt of human rights ready for XXI century Challenges?, promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoeste), em junho.
A pesquisa se baseia em indicadores que demonstram o baixo desempenho dos estudantes do ensino Fundamental de escolas do Litoral Norte gaúcho, e investiga contradições presentes no contexto escolar e até que ponto a baixa qualidade da educação na escola pública de Ensino Fundamental compromete a cidadania da população vulnerável e contribui para o aprofundamento da pobreza, desigualdade e violência no Brasil.
“Ao discorrer sobre os aspectos de cunho histórico-geográfico (ocupação, formação), étnico/cultural, educacional, socioeconômico, propõe-se com o estudo demarcar o perfil microrregional, no sentido de provocar tensionamentos sobre a realidade educacional, principalmente na primeira etapa do ensino básico no Litoral Norte, que, ultimamente, tem apresentado baixo desempenho”, explica Anderson.
Para chegar aos resultados prévios, o pesquisador utilizou dados e estatísticas de pesquisas já realizadas, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE).
De acordo com Anderson, a escassez de políticas públicas a médio e longo prazos associada ao baixo nível socioeconômico e a um currículo escolar defasado frente às demandas e necessidades contemporâneas são alguns dos aspectos observados que podem estar contribuindo para o déficit das estatísticas. “A educação é um direito inerente à natureza do homem que precede a própria natureza do Estado, devendo este ser assegurado desde a sua origem, não podendo considerá-lo apenas como um direito social, já que é um instrumento fundamental para que o homem se realize como tal”, defende o pesquisador.
Conteúdos relacionados
Mais notícias
- Imagem com fundo verde-limão. No parte superior esquerda, lê-se Mestrado e Doutorado Profissional em Educação. À direita, a imagem do logotipo do Programa dentro de uma elipse cinza.
- A reunião ocorreu no Núcleo de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (Mediar/MPRS).
- Fundo verde com setas apontando para ambos os lados. Ao centro, sobre fundo branco, lê-se Mobilidade acadêmica Inerna. Abaixo, mulher jovem segurando duas setas que apontam para direita; ela está sobre um semi círculo verde.
- Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. No palco, 4 mulheres e 2 homens estão sentados em uma mesa com o logo da Famurs. À esquerda, uma mulher fala ao púlpito.