Moção de apoio à Uergs e seus cursos de Artes é entregue ao deputado Juliano Roso

Professores e estudante da Uergs em Montenegro e o deputado Juliano Roso segurando a moção.
Cursos de Artes da Uergs são ofertados na Unidade em Montenegro.

Professoras e um acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uergs estiveram no gabinete do deputado estadual Juliano Roso, na quarta-feira (30), para entregar uma moção de apoio à Uergs e seus cursos de artes, direcionada à Assembleia Legislativa. Roso preside a Frente Parlamentar em Defesa da Uergs, criada em 2014.

A moção entregue pelas professoras Carmem Capra, Mariane Rotter e Sandra Lemos, e pelo estudante Fabrício Bittencourt, foi elaborada por ocasião do 3º Encontro Regional da Federação de Arte-Educadores do Brasil/Região sul (Enrefaeb), ocorrido em agosto, na Universidade de Caxias do Sul. O documento é assinado por representantes da Federação e da Associação Gaúcha de Arte-Educação (AGA).

Na oportunidade, Sandra, que é coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Uergs (Pibid) entregou ao deputado três exemplares dos livros produzidos pelo Programa.

Conheça o texto da Moção:

A Federação de Arte-educadores do Brasil (FAEB) e a Associação Gaúcha de Arte-Educação (AGA), por meio de seus representantes reunidos por ocasião do III Encontro Regional da FAEB/ Região Sul (III ENREFAEB SUL) na Universidade de Caxias do Sul, evento que reuniu 120 professores, acadêmicos e pesquisadores da área nos dias entre 24 e 26 de agosto de 2016, atentas às questões pertinentes às artes e à educação com foco na atuação profissional e formação docente em arte, manifestam-se conjuntamente:

• em apoio à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, universidade pública, cuja missão é atender à formação em nível de graduação e pós-graduação, abarcando também sua atuação nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, a fim de contribuir ao crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul, principalmente no interior do estado. Ressalta-se que a UERGS, no conjunto dos cursos oferecidos, dedica-se aos de formação artística, na modalidade licenciatura;
  • em apoio à atuação da UERGS na formação docente para as artes, por meio das quatro licenciaturas realizadas na Unidade de Montenegro – RS, a saber, Licenciaturas em Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, cujos egressos destinam-se à atuação docente na educação básica na região, no estado e também no país;
  • e, em vista do exposto, fortalecimento dos referidos cursos, a fim de atender à demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, cujos parágrafos 2º e 6º do Artigo n. 26 garantem que as linguagens de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança constituam o componente curricular Arte da educação básica nacional. Desse modo, licenciaturas em artes contribuem sobretudo à abordagem qualificada das artes na formação de crianças, jovens e adultos em espaços formais de educação – as escolas –, e em espaços não formais mantidos por aparelhos do estado, políticas públicas e organizações civis.

Caxias do Sul, 26 de agosto de 2016.

Assinaram:

Ana Luiza Ruschel Nunes- UEPG/PR – Presidente da FAEB