Nota de esclarecimento sobre a situação do Campus Central

Fachada de um dos prédios do Campus Central, com grama e vegetação à frente. à esquerda, um banner com fundo verde e, em letras brancas, a frase "Bem-vindos ao Campus Central". Acima, o logotipo da Uergs.
Campus Central, em Porto Alegre. - Foto: David Alves/Palácio Piratini

A pedido do segmento discente, o Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Consun) se reuniu nesta quarta-feira (12), por convocação da presidente, a reitora Arisa Araujo da Luz, para deliberar sobre o Campus Central da Universidade, tendo em vista a grande necessidade de infraestrutura e de salas de aula para atender todas as turmas da Unidade em Porto Alegre.

O contrato firmado entre a Uergs e a CEEE, em 2013, prevê que o prédio 11 seja cedido para a Universidade desde que a Uergs ofereça um espaço com condições para treinamento de projeto específico aos funcionários da Companhia. Este treinamento, segundo a CEEE, encerrará em janeiro de 2018.

O Diretório Central dos Estudantes da Uergs ocupou, na noite de 21 de março, o prédio 11 do Campus, reivindicando que o imóvel seja entregue pela CEEE à Universidade para utilização das salas de aula, podendo ser de forma compartilhada.

Em 11 de abril de 2017, a 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), no Agravo de Instrumento nº 70073333411, determinou que fosse suspensa a ocupação realizada pelos estudantes da Uergs e que seja garantido pela CEEE o uso compartilhado do prédio 11, em cronograma a ser definido em audiência a ser realizada com a maior brevidade possível pelo Juízo do 1º Grau, para possibilitar tanto a realização dos cursos previamente agendados pela CEEE quanto o calendário de aulas da Uergs.

Diante dessa decisão, a Uergs se mobilizará para definir o cronograma de utilização do prédio, que deverá ser apresentado na audiência a ser designada pela juíza da Vara Cível do Partenon.