Ocupação do Prédio 11 do Campus Central será discutida na Assembleia nesta terça-feira

Ao redor de uma mesa, os participantes da reunião. Ao fundo, painel com o logotipo da Uergs.
Ocupação será discutida na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, recebeu na tarde desta segunda-feira (3) o deputado estadual Altemir Tortelli (PT) para uma conversa sobre a ocupação do Prédio 11 do Campus Central da Universidade. Após a conversa que contou com a participação do coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ederson Gustavo Ferreira, o parlamentar sugeriu que o assunto seja tratado na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa que ocorrerá nesta terça-feira (4), às 9h.

O local onde funcionam o Campus Central da Uergs e o Centro de Treinamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é usado de forma compartilhada entre a Companhia e a Universidade desde 2014, mediante um contrato que prevê que o prédio 11 seja cedido para a Universidade desde que a Uergs ofereça um espaço com condições para treinamento de projeto específico aos funcionários da Companhia. Esse treinamento, segundo a CEEE, encerrará em janeiro de 2018, porém o prédio não está sendo ocupado pela Companhia.

No dia 21 de março, estudantes do Campus Central e membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) decidiram ocupar o prédio. Arisa explicou ao deputado que estão sendo feitas tentativas de negociação com a CEEE, mas até agora não houve nenhuma decisão da Companhia e, diante disso, a Universidade entende que poderá utilizar as salas do Prédio 11.

Participaram da reunião com Tortelli a vice-reitora, Eliane Kolchinski, o pró-reitor de Administração, João Carlos Coelho Júnior, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho e a chefe de Gabinete, Armgard Lutz.

A reitora participou na semana passada da reunião da Comissão de Educação e entregou ao presidente, deputado Gilberto Capoani, um ofício com as principais demandas da Universidade, para que sejam encaminhadas ao Governo do Estado. Além da liberação do Prédio 11, o documento reforça a solicitação de intervenção dos deputados pela reposição automática de professores e funcionários e pede apoio para a viabilização de cooperação para que mestres e doutores de outros órgãos estatais possam ministrar aulas na Uergs.

A Universidade também pleiteia a liberação, em caráter de urgência, de R$ 800 mil para o início da construção dos prédios do Campus Central. O recurso é parte de um montante de R$ 3,5 milhões provenientes de emenda parlamentar federal.