Parceria entre a Uergs e a UFABC promove curso sobre o ambiente antártico para professores da Educação Básica
Publicação:
A pesquisadora e professora da Uergs Erli Costa supervisionará um curso a distância para professores da Educação Básica sobre o continente antártico e o ensino das ciências polares. Oferecido pela Universidade Federal do ABC, o curso com o tema “Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar” é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas e imagens produzidas por pesquisadores brasileiros que visitam a região. As inscrições estarão abertas até 21 de agosto e as aulas iniciam em setembro.
Ao preparar os professores para a inserção das ciências polares no currículo do ensino básico, o curso pretende despertar o interesse da sociedade e fortalecer os conhecimentos sobre estes ambientes. Erli Costa, que já esteve 14 vezes na Antártica, destaca a importância da atividade. “É fundamental conhecermos este ambiente. Todo o Brasil, mas com mais ênfase o Rio Grande do Sul, recebe uma influência direta do continente antártico, especialmente em relação ao clima”, observa.
O curso é totalmente a distância, portanto, é necessário possuir conexão com a internet para acessar o material disponibilizado.
Curso a distância: “Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar”
Aula Inaugural: dia 25 de setembro, às 14h. Disponível no link webconf2.rnp.br/uab_ufabc
Carga Horária: 40 horas-aula (10 semanas - 4h/semana)
Inscrições: até o dia 21 de agosto, pelo site: https://goo.gl/uwoJUP
Supervisão: Erli Schneider Costa
Contato: erli-costa@uergs.edu.br
Público alvo: professores do Ensino Básico dos países de Língua Portuguesa
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de informática e navegação na internet; possuir perfil no Facebook; destinar 4h semanais para dedicação ao curso; ter acesso ao menos a uma sala de aula do Ensino Básico para realizar atividades do curso
Número de vagas: 200
Mais notícias
- Fundo verde com setas apontando para ambos os lados. Ao centro, sobre fundo branco, lê-se Mobilidade acadêmica Inerna. Abaixo, mulher jovem segurando duas setas que apontam para direita; ela está sobre um semi círculo verde.
- Foto de um auditório com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis. No palco, 4 mulheres e 2 homens estão sentados em uma mesa com o logo da Famurs. À esquerda, uma mulher fala ao púlpito.
- Foto colorida de um jovem negro sorridente em frente a um notebook, com uma parede de tijolos aparentes e uma pia de cozinha ao fundo.
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.