Parceria entre a Uergs e a UFABC promove curso sobre o ambiente antártico para professores da Educação Básica

A professora Erli Costa já esteve 14 vezes no continente antártico.
A professora Erli Costa já esteve 14 vezes no continente antártico. - Foto: Renato Dias de Souza

A pesquisadora e professora da Uergs Erli Costa supervisionará um curso a distância para professores da Educação Básica sobre o continente antártico e o ensino das ciências polares. Oferecido pela Universidade Federal do ABC, o curso com o tema “Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar” é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas e imagens produzidas por pesquisadores brasileiros que visitam a região. As inscrições estarão abertas até 21 de agosto e as aulas iniciam em setembro.

Ao preparar os professores para a inserção das ciências polares no currículo do ensino básico, o curso pretende despertar o interesse da sociedade e fortalecer os conhecimentos sobre estes ambientes. Erli Costa, que já esteve 14 vezes na Antártica, destaca a importância da atividade. “É fundamental conhecermos este ambiente. Todo o Brasil, mas com mais ênfase o Rio Grande do Sul, recebe uma influência direta do continente antártico, especialmente em relação ao clima”, observa.

O curso é totalmente a distância, portanto, é necessário possuir conexão com a internet para acessar o material disponibilizado.

Curso a distância: “Antártica ou Antártida? Como inserir as ciências polares no currículo escolar”

Aula Inaugural: dia 25 de setembro, às 14h. Disponível no link webconf2.rnp.br/uab_ufabc

Carga Horária: 40 horas-aula (10 semanas - 4h/semana)

Inscrições: até o dia 21 de agosto, pelo site: https://goo.gl/uwoJUP