Peça montada no Curso de Teatro da Uergs é selecionada para mostra de teatro universitário em São Paulo

Peça será apresentada no dia 26 de janeiro, em São Paulo
Peça será apresentada no dia 26 de janeiro, em São Paulo - Foto: João Pedro Lima

A peça “Nosso Estado de Sítio”, produzida no Curso de Teatro da Unidade da Uergs em Montenegro foi selecionada para a mostra “a_ponte – Cena do Teatro Universitário”, promovida pelo Itaú Cultural. Única selecionada para representar o estado do Rio Grande do Sul, a peça concorreu com outros 230 trabalhos de todo o país, todos produzidos em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Dirigido pelo professor da Uergs Marcelo Ádams e encenado por 15 estudantes, o espetáculo adapta a obra “Estado de Sítio”, do escritor francês Albert Camus, para os dias atuais, estabelecendo um paralelo com a situação política e social do Brasil. “Os alunos foram provocados a identificar equivalências com a situação política que vivemos no Brasil e identificar doenças que afligem a população: ameaças de totalitarismo, retirada de direitos adquiridos, recuo nas políticas de direitos humanos e reconhecimento da existência de diversidade nos mais variados âmbitos da existência humana”, explica o professor que, além de dirigir, também atua na peça.

O professor também relata que a proposta de atuação na peça parte do princípio de improvisações conduzidas que produzem, através da linguagem corporal dos artistas, imagens e ações que possam ser desenvolvidas em uma estrutura dramatúrgica.

“A montagem busca uma teatralidade escancarada, para que se concretize em cena uma poesia possível, surgida da expressão dos corpos e do desejo de usar a linguagem teatral como território privilegiado para falar do que é caro a esses jovens estudantes, nesse momento de indefinições extremas no que tange à manutenção de um regime democrático no Brasil”, diz o professor.

A mostra a_ponte – Cena do Teatro Universitário será realizada na sede do Itaú Cultural em São Paulo, de 24 de janeiro a 3 de fevereiro. Todos os gastos com deslocamento e hospedagem serão custeados pelo Itaú Cultural. A peça “Nosso Estado de Sítio” será apresentada no dia 26 de janeiro.