Pedagogia cultural é tema de livro organizado por professora da Uergs

Título do livro escrito ao centro da capa. Acima, os nomes dos organizadores e, no canto inferior direito, o logotipo da editora, todos sobre fundo banco. Capa ilustrada com flores e arabescos em tons de rosa, verde, azul, roxo e amarelo.
Livro foi organizados por professora da Uergs, Ufrgs, IFSul e Unisc.

A professora Viviane Camozzato, da Uergs em Bagé, é uma das organizadoras do livro “Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e vier na contemporaneidade”, junto aos professores Rodrigo de Carvalho, da Ufrgs, e Paula de Andrade, do IFSul e Unisc.

Lançada recentemente pela Editora Appris, a obra trata do conceito de pedagogias culturais e como o conceito se aplica em programas de televisão, obras de arte, revistas, publicidade, música, entre outros. “Mostra o quanto múltiplos espaços, instituições e práticas são eminentemente pedagógicos, uma vez que estão implicados na produção de modos de ser e viver”, observam os organizadores.

O livro tem prefácio da pesquisadora Marisa Vorraber (Ufrgs e Ulbra) e contém contribuições de pesquisadores de diversas instituições. Confira abaixo o conjunto de autores e temas abordados.

Prefácio

Marisa Vorraber Costa

Viviane Castro Camozzato

Rodrigo Saballa de Carvalho

Paula Deporte de Andrade

A invenção das pedagogias culturais

Paula Deporte de Andrade

Discutindo práticas implicadas na produção do corpo

Nadia Geisa Silveira de Souza

Grafites, pichações e outras pedagogias das ruas. Juventudes, cultura visual e educação

Eloenes Lima da Silva

A pedagogia do consumo e a cultura do endividamento nos anúncios publicitários de cartões de crédito

Andresa Silva da Costa Mutz

Onde aprendemos dança, música e teatro hoje?

Taís Ferreira

Linguagem e produção de saberes: uma análise do filme A Onda

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas

Anderson Rodrigues Corrêa

O que ouço me conduz? Músicas, discursos e feminilidades contemporâneas

Juliana Ribeiro de Vargas

Mona Lisa transfigurada: a objetificação do corpo feminino

Maria Simone Vione Schwengber

Maria Regina Johann

Discursos sobre cidadania e cidade educadora: discutindo lições de manuais de educação integral

Rosane Fátima Vasques

Rodrigo Saballa de Carvalho

Representações de infantis, de escola, de professor/a e de saber na visualidade humorística dos desenhos animados

Simone Olsiesky dos Santos

Pedagogias para o século XXI: gerenciamento das vidas e educação das novas gerações

Viviane Castro Camozzato

As bibliotecas da Uergs receberão exemplares do livro.