Pelo quarto ano consecutivo, Uergs promove atividades na Feira do Livro de Porto Alegre

Ilustração: coruja marrom com o símbolo da Uergs nos olhos e fazendo malabares com livros coloridos, sobre folhagens verde escura. Imagem com fundo verde claro com ícones relacionados às três áreas de conhecimento dos cursos da Uergs.
Inscrições estarão abertas até 4 de novembro.

A Uergs participará mais uma vez da Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano ocorrerá de 28 de outubro a 15 de novembro, em sua 62ª edição. A proposta da Universidade é estimular práticas leitoras em múltiplas linguagens e bibliodiversidade, tema que será explorado por meio de conversas com autores, oficina e outras atividades como jogos, leituras em grupo, teatro e exposições.

A programação da Universidade na Feira será realizada nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro. Os destaques são as atividades em comemoração ao centenário de João Simões Lopes Neto, a Oficina de formação na arte do Teatro de Bonecos, ministrada pelo bonequeiro João Francisco Costa, da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB), e a participação dos professores João Carlos Arendt e Rejane Pivetta, coordenadores do Doutorado em Letras da Associação Ampla da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

A coordenadora do projeto de extensão que oportuniza a participação da Uergs na Feira, Ana Carolina da Silva, explica que a escolha do tema está associada à multidisciplinaridade do ambiente acadêmico e a uma discussão mais ampla que envolve organizadores de Feiras do Livro em todo o país.

“Bibliodiversidade foi um termo lembrado pela Sônia Zanchetta, da Câmara do Livro, e que surgiu dentre os livreiros, atingindo um debate nacional, sobre a questão das Feiras evitarem abordar apenas os cânones e os best sellers, para que seu público tivesse acesso aos mais diferentes autores, temas, formatos, preços e etc. De nossa parte, resolvemos usar o termo associando à multidisciplinaridade existente no ambiente acadêmico, integrando todas as áreas”, esclarece.

Inscrições

A programação está dividida em três locais: Biblioteca Pública Municipal, Livraria Paulinas e Memorial do Rio Grande do Sul. As inscrições estarão abertas de 13 de outubro a 4 de novembro e deve ser feita mediante preenchimento de formulário.

O evento é aberto ao público e, após as atividades presenciais, os participantes poderão ampliar conhecimentos sobre os assuntos abordados, esclarecer dúvidas e complementar a carga horária para certificação, participando de atividades em EaD.

Quatro anos de participação na Feira do Livro de Porto Alegre

Ana Carolina conta que este projeto de fomento e promoção da leitura começou com o curso de Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, em 2013. “Neste sentido, acabou construindo uma trajetória mais ligada aos setores da comunicação, da biblioteconomia, letras e similares. Agora, em sua 4ª edição, escolheu-se um tema que envolvesse todos os segmentos da Uergs, que se divide em: Área das Ciências Humanas; das Ciências da Vida e do Meio Ambiente e das Ciências Exatas e Engenharias”

Nesta edição em que amplia sua abrangência, foram convidados oficineiros das áreas das Humanas e das Engenharias, tanto da Uergs, quanto convidados. “Para o próximo ano, já se estuda um formato alternativo, de maneira a abarcar todos os segmentos”, adianta a professora.

Uergs na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre

Tema: Práticas leitoras e múltiplas linguagens e Bibliodiversidade.

Período: 4, 5, 11 e 12 de novembro.

Carga Horária: 30h (20h presenciais e 10h em EaD).

Locais: Biblioteca Pública Municipal, Livraria Paulinas e Memorial do Rio Grande do Sul.

Inscrições: de 13 de outubro a 4 de novembro, mediante preenchimento do formulário de inscrição

Coordenação: Ana Carolina Martins da Silva

Contato: anacarolina.livre@gmail.com