Pibid reúne bolsistas para Seminário Institucional, em Alegrete

Público presente no Seminário.
Pibid Uergs conta com 10 subprojetos, desenvolvidos em sete cidades.

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Uergs (Pibid) se reuniram em Alegrete, de 14 a 16 de setembro, para socializarem seus trabalhos e trocarem experiências com colegas da Uergs e de outras instituições de Ensino Superior do estado que participam do programa. O 6º Seminário Institucional do Pibid teve como tema “Avaliação e Inclusão: potencialidades e experiências”, e recebeu 290 participantes.

Os subprojetos do Pibid Uergs são desenvolvidos pelos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, das Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Montenegro, Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga. São mais de 260 bolsistas que atuam em 26 escolas públicas, envolvendo cerca de 4,2 mil estudantes de Educação Básica.

O principal objetivo do seminário é a socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Uergs e das outras instituições que participam do evento. “Além disso, visou contribuir com a formação docente, por suas implicações diretas na área pedagógica e na pesquisa em Educação”, conta a coordenadora institucional do Pibid Uergs, Sandra Lemos.

De acordo com os organizadores, o evento foi marcado pela realização de forma colaborativa e integrada, por meio da articulação com instituições parceiras e do trabalho das comissões compostas por docentes, estudantes e funcionários da Unidade em Alegrete.

A abertura oficial do 6º Seminário contou com a presença do vice-prefeito de Alegrete, Marcio Amaral, da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da pró-reitora de Ensino, Gabriela Dias, da coordenadora institucional do Pibid na Uergs, do coordenador institucional do Pibid na Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Rodrigo Guterrez, das coordenadoras de área do Pibid em Alegrete, Edilma Lima e Rochele Santaina.

Além das apresentações orais de 120 trabalhos, a programação incluiu oficinas, conferências, relatos de experiências, painéis e atrações culturais. Entre as oficinas mais procuradas estavam as de áudio-descrição, de teatro, de confecção de materiais pedagógicos e de máscaras. As duas conferências do evento foram proferidas pelos professores doutores Kamila Lockmann e Felipe Mianes, que propuseram a reflexão sobre a temática do evento. Também participaram o psicólogo e acadêmico de Pedagogia da Uergs em Alegrete Márcio Duarte e Clarisse Silveira, que falou sobre sua experiência como quilombola. A palestra de encerramento teve um tom motivacional e foi proferida por Rodrigo Dalosto.

“Foram dias em que muito se aprendeu sobre iniciação à docência, diversidade, solidariedade e, principalmente, acolhimento e celebração da condição humana”, avalia Sandra.

Coordenadores do Pibid na Uergs.