Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Prefeitos da Região Nordeste se mobilizam pela obra dos laboratórios em Sananduva

Publicação:

ao redor de uma mesa, da esquerda para a direita, os três prefeitos, o pró-reitor de Extensão e a reitora da Uergs. Ao fundo, as bandeiras do Estado, Nacional e da Uergs.
Depois de instalados, laboratórios prestarão serviços de análises de alimentos.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, recebeu em seu gabinete uma comitiva de prefeitos da região nordeste do Estado, na tarde desta segunda-feira (25), para tratar da viabilização de recursos para a reforma das salas da Unidade em Sananduva que deverão receber os laboratórios de Ensino e de Análises de Alimentos.

Participaram da reunião o prefeito de Ibiaçá e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Nordeste, Ulisses Cechin, o prefeito de Cacique Doble e presidente do Consórcio Intermunicipal do Nordeste Riograndense (Cirenor), Clairton Pasinato, o prefeito de Paim Filho e presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), Elton Luiz Dal Moro, e o pró-reitor de Extensão da Uergs, Ernane Pfüller.

De acordo com Ernane, a comitiva, juntamente com a gestão da Uergs, está se mobilizando pela liberação dos recursos na ordem de R$ 180 mil destinados aos laboratórios por meio da Consulta Popular de 2015 e que foram contingenciados pelo Decreto do governador José Ivo Sartori que determina a contenção de gastos da administração direta, autarquias e fundações. Além disso, buscam outras fontes de recursos, como o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e a Empresa Pública Brasileira de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep).

O pró-reitor explica que os equipamentos para os laboratórios já foram adquiridos com recursos de um projeto submetido a Edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e aguardam a estrutura física para instalação. Após a montagem dos laboratórios, a Unidade prestará serviços de análises de alimentos para a região, atendendo principalmente agroindústrias familiares.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul