Primeiros textos da Política de Comunicação estão disponíveis para consulta e envio de sugestões

Conjunto de balões de fala laranja sobrepostos em perspectiva. Ao lado, a escrita Política de Comunicação Uergs e, abaixo, Juntos somos a voz da Universidade.
Comunidade acadêmica é convidada a ler os textos e enviar sugestões até dia 25 de abril.

Já estão disponíveis, na página da Política de Comunicação da Uergs, os textos que deverão compor a primeira parte do documento. Os textos são fruto das discussões ocorridas no primeiro encontro com o consultor Wilson da Costa Bueno, e tratam dos seguintes temas: os públicos estratégicos da Uergs; os canais de relacionamento com os públicos estratégicos; a comunicação interna da Uergs; a comunicação com os públicos externos. A comunidade acadêmica é convidada a ler os textos e enviar sugestões até o dia 25 de abril, pelo e-mail politica-comunicacao@uergs.rs.gov.br.

A Política de Comunicação é um documento que reúne as diretrizes para o planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação, e orienta o relacionamento da organização com seus diversos públicos internos e externo. A criação da Política de Comunicação da Uergs é uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2017/2021. Sua construção está sendo coordenada por uma comissão designada pela reitora e, ao longo do processo, os textos serão submetidos à consulta da comunidade acadêmica para posterior aprovação pelo Consun. Após a aprovação da Política pelo Consun, ocorrerá um seminário de lançamento.

Já ocorreram encontros com o consultor Wilson nos meses de fevereiro e março, e o próximo encontro deverá ocorrer nos dias 17 e 18 de abril, com a participação dos membros da comissão indicados pela reitora e dos representantes dos professores, técnicos e estudantes indicados pelos diretores regionais, além dos gestores e técnicos que atuam nas áreas dos temas abordados.

Temas da Política de Comunicação da Uergs

• Os públicos estratégicos
  • A comunicação com os públicos internos e canais de relacionamento
  • A comunicação com os públicos externos (geral) e canais de relacionamento para esta interação
  • As estratégias de relacionamento com a mídia
  • A comunicação da Uergs nas mídias sociais
  • A realização e a promoção de eventos e as campanhas de ingresso
  • A comunicação em situações de crise
  • A gestão da marca Uergs
  • A divulgação da pesquisa da Uergs (Comunicação e divulgação científica)
  • A comunicação e a extensão na Uergs
  • A gestão da comunicação na Uergs.
  • A internalização da Política de Comunicação na Uergs
  • Roteiro da Política de Comunicação da Uergs
  • Plano para implementação da Política de Comunicação

Contratação de consultoria

A experiência de outras instituições de Ensino Superior que estão em fase de elaboração ou de implantação de sua Política de Comunicação indicou a importância da contratação de uma consultoria externa para orientar o processo, o que garante uma visão externa livre de vínculos com hierarquias e a cultura organizacional, além da experiência na condução de iniciativas como essa.

Portanto, a exemplo de IES gaúchas e federais, propôs-se a contratação do consultor Wilson da Costa Bueno, doutor em Comunicação, professor e escritor com larga experiência em comunicação organizacional e na construção de políticas de comunicação, e que prestou consultoria ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal do Amapá, Embrapa, entre outras instituições. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, Wilson da Costa Bueno apresenta como diferencial a experiência com consultoria para órgãos públicos.

Wilson da Costa Bueno

Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural. As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, de inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituicões. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial. (Texto informado pelo autor em seu currículo Lattes.

Livros publicados e organizados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014); Estratégias de comunicação nas mídias sociais (2015); Comunicação Empresarial: da Rádio Peão às mídias sociais (2014); Comunicação Empresarial: planejamento e gestão (2011); Comunicação Empresarial: leituras contemporâneas (2011); Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégia (2009) Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: um olhar plural (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003), A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996).

Tem dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e capítulos de livros em coletâneas.

Arquivos anexos