Pró-Reitor da Uergs é o vice coordenador do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Estado

Participantes do Encontro Nacional estão em pé, posando para a foto. Ao fundo, banner com logotipo do evento e a inscrição "Bem-vindos".
Pró-Reitores de todo o estado participam do Encontro Nacional, em Manaus/AM.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, foi eleito o vice-coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul (Forprop/RS), com a professora Andréia Rosane Valim, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A escolha dos novos coordenadores ocorreu durante o Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enrop), que ocorre em Manaus/AM de 23 a 25 de novembro.

O Forprop/RS é uma entidade de articulação da pesquisa e pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES), que atua junto às agências de fomento nacionais, regionais e estaduais em prol da adoção de políticas para o desenvolvimento do estado. De acordo com Clódis, atualmente o Fórum está trabalhando numa agenda para ampliar as discussões de cooperação e interação entre Indústria e Universidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Uma das pautas está relacionada às áreas estratégicas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

“Com os desafios atuais da Ciência e Tecnologia é fundamental que as Universidades assumam seus papeis de forma colaborativa. Assim, assumir a coordenação do Forprop/RS é sobretudo uma grande responsabilidade de agregar as instituições a partir de ações com objetivos comuns e também de articular e representar as universidades junto às demais entidades da sociedade gaúcha, fortalecendo a Ciência e a Tecnologia no Estado do Rio Grande do Sul”, disse Clódis.