Professor da Uergs publica livro sobre conflitos agrários e socioambientais na Amazônia paraense

Capa: Adeus Amazonia conflitos agrários e socioambientais.
Livro é baseado na experiência de três anos vivendo na amazônia paraense.

As experiências vivenciadas na Amazônia paraense pelo professor Rodrigo Cambará Printes, durante três anos, foram reunidas em um livro lançado recentemente. Em “Adeus Amazônia: conflitos agrários e socioambientais por trás do desmatamento no sudoeste do Pará”, o professor do curso de Gestão Ambiental da Uergs apresenta uma análise sobre os conflitos socioambientais associados ao desmatamento e às estratégias utilizadas para a sua gestão.

Confira a descrição da obra publicada pela Editora Prismas:

Adeus Amazônia foi escrito para pesquisadores e gestores de conflitos socioambientais, pessoas que gostam de estudá-los, ou que simplesmente precisam fazê-lo para desempenharem melhor suas funções. Suas abordagens e métodos foram pensados para serem adaptados e replicados, visando auxiliar na compreensão e qualificar a intervenção em outras situações similares no Brasil. Tem o objetivo de ser um bom estudo de caso sobre a aplicação de metodologias de análise e gestão de conflitos envolvendo unidades de conservação.

Para isso, inicia com a apresentação dessas metodologias, bem como de um método de construção de consensos mínimos. No capítulo 2, o autor apresenta um panorama histórico da ocupação e uso da terra no sudoeste do Pará e norte do Mato Grosso. No Capítulo 3, faz uma descrição das principais características geográficas da região e uma reflexão sobre as suas influências nos conflitos agrários e socioambientais ali vivenciados. O Capítulo 4, procura problematizar a atuação das grandes organizações não-governamentais estrangeiras que desenvolvem ações de conservação na Amazônia, com papel relevante, mas também contraditório. No Capítulo 5, utiliza personagens com destacada atuação no desmatamento e grilagem de terras para refletir sobre padrões recorrentes que estão por trás da degradação da Amazônia. No Capítulo 6, o autor descreve episódios de gestão dos conflitos em quatro unidades de conservação federais do sudoeste do Pará, ressaltando avanços e dificuldades, para ilustrar a complexidade desses processos e extrair lições aplicáveis à continuidade da implantação daquelas UC e de outras realidades espalhadas pelo Brasil. No último capítulo, o autor reflete sobre os desafios comuns à gestão de UC na Amazônia, tais como a falta de regularização fundiária e a dificuldade de gestão integrada com as terras indígenas, além de discutir o presente e o futuro da gestão de unidades de conservação no Brasil.