Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade tem bom desempenho em avaliação da Capes

Vale do Rolantinho coberto de vegetação verde em um dia nublado.
O Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade é ofertado na Unidade da Uergs em São Francisco de Paula. - Foto: Eduardo Amorim - Vale do Rolantinho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na quarta-feira (20), os resultados da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Pela primeira vez a Uergs participou da avaliação, com o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), que se manteve com o conceito 3.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis Andrades Filho, explica que na primeira avaliação não é possível aumentar o conceito, mas corre-se o risco de diminuir a nota e, portanto, considera que a Uergs foi bem sucedida nessa primeira avaliação do PPGAS, que teve início em 2013. A próxima avaliação ocorrerá em 2021, quando o Programa terá a oportunidade de aumentar sua nota.

Em 2021, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs também será avaliado. O Mestrado em Educação recebeu sua primeira turma em abril de 2017, e foi aprovado com conceito 3 pela Capes.

“Desde que a Pós-Graduação stricto sensu teve início na Uergs, tivemos a oportunidade de iniciar diversos projetos de Pesquisa e Extensão, fortalecendo também a Graduação e elevando a Instituição para um novo patamar. Estas possibilidades se ampliarão com a aprovação de mais programas junto à Capes, nas diferentes regiões. É o que buscamos!”, destaca o pró-reitor.

Sobre a Avaliação

Iniciada pela Capes em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. O processo é fundamental para a manutenção do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), e seus resultados têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos, e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Estudos e indicadores produzidos a partir da avaliação são também usados para embasar políticas governamentais de indução e crescimento da pós-graduação e no estabelecimento de uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou dentro das áreas do conhecimento.

Com informações da Capes