Projeto da Uergs busca promover a participação social e a cidadania na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Cinco pessoas que participaram da reunião para tratar sobre o projeto.
Projeto de Extensão pretende estreitar vínculos entre a Universidade e os movimentos sociais.

A Uergs em Porto Alegre desenvolve na Lomba do Pinheiro, região onde está localizado o Campus Central da Universidade, o projeto de Extensão “Participação Social e Cidadania na Escola”, que tem o objetivo de estreitar vínculos entre a Universidade e os movimentos sociais e possibilitar parcerias para trabalhos conjuntos. Recentemente, a coordenadora do projeto, professora Vania Mello, se reuniu com o coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Francisco Geovani de Sousa, para conhecer o histórico e o trabalho realizado pelo Conselho. A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, acompanhou a reunião.

De acordo com Vania, as ações do projeto estão direcionadas ao fortalecimento da participação social, com foco na cidadania, por meio de atividades realizadas com trabalhadores da saúde e professores das escolas da rede pública de Ensino Fundamental e Médio da região da área de abrangência da Gerência Distrital Partenon – Lomba do Pinheiro.

Durante a reunião com Souza, foi sugerida uma parceria na organização de cursos de formação para lideranças, pesquisas e seminários temáticos pautados pelo Conselho Popular, que possibilitem a troca de experiências dos acadêmicos com os diversos seguimentos da região.

Para o coordenador do Conselho, a relação entre a Universidade e o movimento popular fortalece o protagonismo da democracia participativa e constrói mecanismos para novos paradigmas entre as trocas de saberes e conhecimentos, da academia e da comunidade.