Projeto de extensão busca fomentar a agricultura familiar em Cachoeira do Sul

Caixa plástica verde contendo tomates vermelhos.
Feira da Agricultura Familiar é realizada em parceria pela Uergs e Secretaria da Agricultura de Cachoeira do Sul.

Um projeto de extensão da Uergs em Cachoeira do Sul tem o objetivo de fomentar a agricultura familiar através da organização e promoção de feiras itinerantes de comercialização de produtos. Nelas, os agricultores participantes comercializam produtos orgânicos, convencionais, industrializados, além de artesanato e flores. A próxima feira será realizada no dia 9 de maio, na Praça Honorato de Souza Santos (Rua Ernesto Alves, 990), no bairro Rio Branco.

A primeira edição da Feira de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar foi realizada em dezembro de 2016, em caráter experimental, como atividade de encerramento do curso de Gestão Financeira, que foi oferecido aos agricultores familiares da região. O evento foi promovido pela Uergs e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município e Novo Cabrais, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.

Por conta do sucesso da primeira edição, foi desenvolvido um projeto de extensão que iniciou com uma feira em março e deve durar até o final do ano. Serão realizadas pesquisas em todas as feiras, com a finalidade de medir o número de participantes, quantidade de produtos comercializados e número de consumidores. Tais investigações servirão como base para a realização de mudanças e identificação dos locais definitivos para a realização das feiras. Os resultados serão divulgados para a comunidade local, assim como também serão elaborados e apresentados artigos científicos para a divulgação da experiência de extensão. Além disso, o espaço poderá ser usado para divulgar os cursos da Universidade, envolvendo alunos, professores e funcionários.