Projeto de Extensão em Encantado fomenta agroindústrias familiares no Vale do Taquari

Iniciativa apoia agricultores familiares desde o projeto de implantação da agroindústria até a comercialização dos produtos. - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

O Projeto de Extensão “Fomento ao desenvolvimento de agroindústrias familiares no Vale do Taquari”, que em 2018 chega na sua terceira edição na unidade de Encantado, está com as inscrições abertas para os estudantes da graduação até o dia 13 de março. Coordenado pelo professor Voltaire Sant’anna, projeto é voltado a estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimento e Superior de Tecnologia em Agroindústria e atende os produtores rurais do Vale do Taquari.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar as atividades relacionadas à agroindústria nas propriedades rurais da região, para que possam acompanhar as tendências de mercado e tecnológicas e se manter, além de produzir produtos e matérias-primas de qualidade. O projeto também visa a formação discente, fornecendo aos alunos a possibilidade de aplicar diretamente os conhecimentos acadêmicos adquiridos na prática de agroindústrias processadoras de alimentos.

Os produtores rurais interessados em participar da atividade e na implantação de agroindústrias em suas propriedades serão identificados pelas prefeituras municipais do Vale do Taquari. A partir daí, serão realizadas visitas às propriedades para levantamento de dados e elaboração de um diagnóstico.

Com o diagnóstico, os estudantes irão elaborar, a partir de palestras e atividades orientadas, um projeto de agroindústria com informações técnicas sobre legislações, instalações, equipamentos, produtos a serem produzidos, plano de comercialização, destinação de resíduos e análise de viabilidade técnico-econômica.

­­Serão destinadas 20 vagas aos estudantes e serão selecionados quatro produtores da região. As atividades se estendem até o dia 07 de julho.

Fomento ao desenvolvimento de agroindústrias familiares no Vale do Taquari

Período: de 15 de março a 07 de julho de 2018

Local: Unidade da Uergs em Encantado (Rua Alegrete, 821 – Bairro São José)

Público-alvo: estudantes e produtores rurais do Vale do Taquari