Projeto propõe processamento de imagens de lavouras em tempo real com utilização de drones

Drone sobrevoando plantação. Acima, céu azul com algumas nuvens.
Projeto foi aprovado em edital da Fapergs com financiamento de R$ 370 mil.

Um projeto coordenado por professores do curso de Engenharia de Computação da Uergs pretende fazer com que imagens espaciais captadas de lavouras possam ser utilizadas em tempo real, a fim de reduzir o desperdício de recursos e aumentar a eficiência da plantação, tornando as atividades agrícolas mais sustentáveis. A ideia é desenvolver um sistema de processamento de imagens para ser acoplado em veículos autônomos não tripulados, os Vants, também conhecidos como drones. O empreendimento será financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) com um aporte de R$ 370 mil. A iniciativa envolve pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os coordenadores são os professores Adriane Parraga e Dionísio Doering, da Uergs.

Conhecida como agricultura de precisão, a prática que consiste na aplicação de técnicas geoespaciais e sensores para identificar e manipular variações no campo com a utilização de estratégias alternativas permite que o gestor da plantação utilize essas informações para aplicar insumos como quantidade de água, pesticidas e adubos, entre outros.

Adriane explica que os sistemas atuais de inspeção de regiões agrícolas baseado em vants tipicamente realizam a captura de imagens a partir de câmeras acopladas aos veículos que realizam varreduras pré-definidas sobre uma área de interesse. As imagens são pós-processadas e o resultado é obtido, em geral, alguns dias depois de feito o levantamento. “Esta sequência faz com que o tempo de reação para o uso das informações obtidas seja longo e em muitos casos isso não é ideal, por exemplo, em apoio à aplicação de pesticidas ou irrigação a taxas variáveis”.

Como alternativa o projeto busca investigar a possibilidade do processamento de imagens embarcadas em vants a fim de reduzir o tempo entre a extração de informações, por meio da captação de imagens, e a tomada de decisão para o gerenciamento da lavoura. Para isso, serão estudados algoritmos e plataformas de processamento de imagens que possam ser acoplados aos vants.

“Espera-se que além do avanço tecnológico através do Sistema completo de monitoramento baseado em vants, este projeto seja consolidado através de um Sistema Computacional de Gestão baseado nos indicadores extraídos das imagens auxiliando o manejo do solo, insumos e culturas, gerando mapas de produtividade das mesmas de forma dinâmica e eficiente”, acrescenta Adriane.

A equipe de trabalho que atua na pesquisa é multidisciplinar e inclui pesquisadores das áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia da Computação e Sensoriamento Remoto. Compõem o grupo os professores Clódis Andrades Filho, Celso Costa, Debora Matos, Leticia Guimarães, Leonardo Fragoso, da Uergs, Antonio Luis Santi, Fabio Breunig, Romario Trentin, da UFSM, e Christian Bredemeier, da Ufrgs.