Reitora e representantes dos estudantes e funcionários se reuniram nesta quarta-feira

Ao redor de uma mesa, os participantes da reunião e na tela da transmissão via hangout.
Encontro ocorre periodicamente entre a gestão e representantes dos professores, funcionários e estudantes.

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e a vice-reitora, Eliane Kolchinski, se reuniram na manhã desta quarta-feira (19) com representantes dos funcionários e estudantes no encontro periódico em que são apresentadas as principais ações da gestão e tratados assuntos de interesse da comunidade universitária. Esta foi a primeira reunião do grupo este ano e, entre os assuntos tratados estavam a situação do Campus Central, a instalação dos pontos eletrônicos e a participação em eventos como o Fórum de Áreas, dias 9 e 10 de maio, e o congresso da União Nacional dos Estudantes, que este ano ocorrerá em Belo Horizonte/MG, de 14 a 18 de junho.

Arisa iniciou a reunião apresentando os números do ingresso discente em 2017. Das 1485 vagas ofertadas, apenas 47 não foram ocupadas, e houve um aumento na procura por cursos diurnos. A reitora também falou que a gestão continua pleiteando a reposição automática de professores e funcionários, para que a substituição seja automática, à medida que forem se desligando da Universidade. Além disso, está sendo solicitada ao Governo do Estado a autorização para contratação de professores substitutos.

Com relação ao Campus Central, está marcada para esta quinta-feira (20) uma audiência de conciliação para uso compartilhado do prédio 11 do Campus Central pela CEEE e Uergs.

O coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Éderson Gustavo Ferreira, falou sobre a mobilização para a participação dos universitários da Uergs no Congresso da UNE e sobre a importância da ida dos estudantes ao evento, para a conscientização e formação de futuras lideranças. Ferreira também elogiou a discussão que ocorreu durante o Fórum Permanente de Discentes, no início de abril, sobre inclusão de pessoas com deficiência, machismo, LGBTFobia e racismo. “É muito gratificante poder debater sobre isso na Universidade sem constrangimentos”, disse o estudante, ao anunciar que existe uma mobilização para a organização do 1º Fórum de Diversidades da Uergs.

A presidente da Associação dos Servidores da Uergs, Rubia Nichele, questionou sobre o prazo para implantação dos pontos eletrônicos nas Unidades da Uergs, já que o sistema foi adotado recentemente na Reitoria. O pró-reitor de Administração da Universidade, João Carlos Coelho Júnior, esclareceu que a instalação dos pontos eletrônicos é uma orientação da Cage e que foi feita inicialmente na Reitoria onde passará por avaliação, adaptação e ajustes durante dois meses. A partir do segundo semestre, as Unidades também deverão adotar o novo sistema de registro de efetividade.

Ao final da reunião, Arisa reforçou o convite e pediu mobilização para a participação da comunidade acadêmica no Fórum Integrado das Áreas, cujas inscrições encerram dia 28 de abril. A reitora também convidou para o Fórum Democrático que debaterá a situação das universidades e que ocorrerá dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa.

Acompanharam a reunião o representante da Uergs no Semapi, Sandro Moscardini, a chefe de Gabinete, Armgard Lutz, a pró-reitora de Ensino, Gabriela Dias, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho.