Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Reitora e Unidades da Uergs visitam prefeitos que tomaram posse dia 1º

Publicação:

Ao redor de uma mesa, pessoas que acompanham a reunião entre a reitora da Uergs e o prefeito de Frederico Westphalen.
Arisa e uma comitiva de representantes da Unidade em Frederico Westphalen visitaram o prefeito José Alberto Panosso dia 11. - Foto: Tiago Bóra

Atualizada em 01/02/2017 às 11:18

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, visitou nesta quarta e quinta-feira (11 e 12) os prefeitos de Frederico Westphalen, Cruz Alta, Erechim, Sananduva e Soledade, acompanhada do diretor do Campus Regional III da Universidade, Fabricio Soares. Nas demais Unidades, diretores regionais, professores e chefes de Unidade também participaram das posses, no dia 1º, e estão fazendo visitas de cortesia aos chefes do executivo e às câmaras municipais de vereadores. De acordo com o pró-reitor de Administração da Uergs, Ismael Ramadam, além de desejar uma boa gestão aos prefeitos, durante as visitas a Universidade está se colocando à disposição das prefeituras.

Nas 24 Unidades, a Universidade mantém convênios e parcerias com as prefeituras municipais, inclusive para cedência e uso compartilhados de imóveis, entre outras ações. “A cultura da Uergs é de firmar parcerias com as prefeituras, gerando frutos para as comunidades e contribuindo para o desenvolvimento regional”, acentuou Ramadam.

Em São Luiz Gonzaga foram realizadas visitas ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores

No dia 18 de janeiro, a reitora Arisa, o diretor regional Mastrângello Lanzanova, a chefe de Unidade em exercício Flávia Gomes e o coordenador do curso de Agronomia, Eugênio Portela, visitaram novamente o prefeito Sidney Brondani. Na ocasião, foi reforçada a continuidade de projetos e ações em conjunto das instituições, como o apoio a projetos na área de educação desenvolvidos entre a Unidade e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, além dos projetos realizados em conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal a e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O prefeito abordou também a possibilidade de doação de um terreno localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado, para a construção de uma sede própria para a Unidade.

Ainda no dia 18, a primeira dama, Maria de Lourdes Brondani, realizou uma visita à Unidade e reuniu-se com Arisa e a coordenadora do curso de Pedagogia, Percila de Almeida, buscando o apoio da Universidade para o desenvolvimento de um projeto que visa reativar os círculos de mães dos bairros do município.

No dia 5 de janeiro, o chefe da Unidade em São Luiz Gonzaga, Sebastião Martins Neto, visitou o prefeito do município, Sidney Brondany e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Lourenço, acompanhado dos professores Eugênio Portela e Marcelo Miglorini.

Brondany agradeceu a visita e destacou a importância do trabalho realizado em conjunto pela Universidade e o executivo municipal. Na Câmara de Vereadores, o presidente lembrou que lutou junto à comunidade local pela instalação da Uergs no município e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Universidade na cidade e região, colocando-se à disposição para apoiar as demandas da Uergs.

No dia 1º de janeiro a funcionária Cristiane Bocacio representou a Unidade na cerimônia de posse do prefeito de Dezesseis de Novembro, Ademir Gonzatto. A pedagoga Maria Eliza Bocacio, formada pela Uergs em São Luiz Gonzaga, foi eleita vereadora do município, sendo a segunda mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Representantes da Uergs em Tapes participaram da cerimônia de posse

Representantes da Unidade da Uergs em Tapes participaram, no dia 1º de janeiro, da posse do prefeito municipal Silvio Rafaeli, do vice, Sergio Marocco, e dos 9 vereadores. Participaram da cerimônia a chefe do gabinete da Reitora, Gabriela Dias, a funcionária da Unidade Marcia Cristina Araujo e a estudante Luana dos Reis.

Em Frederico Westphalen, Uergs se coloca à disposição para elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município

Durante a visita ao prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, na quarta-feira (11), Arisa se colocou à disposição para auxiliar o município em projetos nas áreas de educação, gestão pública e ciência e tecnologia. A reitora e o diretor do Campus Regional III da Uergs, Fabrício Soares, também entregaram ao chefe do executivo uma apresentação com informações sobre as cinco unidades que compõem o Campus, destacando o impacto social e econômico que a Universidade tem nas regiões onde está presente.

Acompanharam a visita os professores Analisa Sommer, coordenadora do curso de Administração Pública, Samba Sané e Claudia Wesendonck, além da chefe da Unidade, Josiane Amorim e do secretário de Administração do município, Luiz Paulo Franken.

Panosso falou sobre a importância das universidades públicas e comunitárias que possuem campus na cidade, assim como o fato de Frederico Westphalen se destacar como um dos municípios com maior proporção de doutores e universitários em relação à população residente no município. Também manifestou desejo em contar com o apoio da Unidade da Uergs para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município. A professora Claudia, doutora em desenvolvimento regional, prontamente se colocou à disposição para auxiliar, inclusive com os dados da tese que ela defendeu no mês de dezembro de 2016, intitulada "Desenvolvimento Regional no Médio Alto Uruguai: Percepções, Impasses e Alternativas".

Após a audiência na prefeitura de Frederico Westphalen, a Reitora acompanhada do Diretor Regional, dos professores e funcionários da Unidade, concederam entrevistas para rádios e jornais da região, destacando as ações da Uergs e perspectivas para o ingresso discente no curso de Administração Pública e para a abertura de um novo curso de pós-graduação na Unidade.

Prefeito de Sananduva fala em doação de área e apoio para instalação de laboratórios

Na tarde do dia 12, a reitora visitou o prefeito de Sananduva, Leomar Foscarini, e colocou a Uergs à disposição da administração municipal para a continuidade de ações conjuntas visando o fortalecimento de ambas as instituições.

Foscarini reiterou seu apreço pela Uergs e disse que está envidando esforços para a doação de uma área para a Unidade. Também demonstrou interesse em apoiar a Unidade na instalação de seus laboratórios de ensino e de alimentos e em sediar a próxima edição dos Juergs, em 2018, além de apoiar a Unidade para a oferta de novos cursos.

O diretor do Campus Regional III, Fabricio Soares, entregou um dossiê com um resumo do impacto socioeconômico das cinco unidades da região na comunidade regional e falou da importância da continuidade das parcerias entre as prefeituras e a Uergs.

Acompanharam a visita o pró-reitor de Extensão, Ernane Pfüller, do chefe da Unidade, Reinaldo Kuhls e dos professores Geronimo Prado, Marcia Porsch e Oberdan da Silva.

Em Alegrete para presidir colação de grau, Arisa visita a prefeita do município

A reitora esteve com a prefeita de Alegrete, Cleni Paz da Silva, no sábado (14). Arisa, que estava na cidade para presidir a cerimônia de colação de grau dos formandos de Pedagogia, foi recebida pela prefeita no Plenarinho da Câmara de Vereadores, acompanhada de professores da Unidade.

Na ocasião conversaram sobre política, educação, empoderamento feminino e parcerias da instituição com o município. “É uma grande satisfação poder receber a reitora em Alegrete. A educação sempre em primeiro lugar e vamos torcer para que tenhamos mais cursos de qualificação neste setor”, frisou a prefeita.

“Estamos dando um abraço nos 24 municípios que a instituição está instalada. Alegrete tem sua Unidade própria. Tenho como meta até 2018 deixar projeto encaminhado à Capes para que o município receba um Mestrado profissional em Educação. A ideia é atender as regiões mais distantes da capital”, disse Arisa, ao anunciar que o município de Osório já conta com Mestrado em Educação.

Prefeito de Soledade garante a continuidade do apoio à Uergs

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, esteve em visita ao prefeito de Soledade, Paulo Cattaneo, no dia 12 de janeiro, que garantiu que o município continuará a parceria com a Unidade em Soledade e sempre que solicitado irá atender as demandas locais da universidade.

No encontro, marcado pela receptividade do prefeito Cattaneo, Arisa confirmou a permanência da Uergs em Soledade. Também estiveram presentes no encontro, o Diretor Regional, Fabrício Soares, a Chefe da Unidade, Luciana Fernandes e a Coordenadora Pedagógica da SMECD, Débora Berté.

São três turmas em andamento em Soledade. Atualmente, a UERGS Botucaraí conta com 88 alunos, com possibilidade de 40 novas matrículas.

Com informações retiradas do Clic Soledade.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul