Reitora se reúne com lideranças de São Luiz Gonzaga para tratar da realização de concurso e da obra da Unidade

Arisa se reuniu com vereadores e coordenador da 32ª  Coordenadoria Regional de Educação.
Arisa se reuniu com vereadores e coordenador da 32ª Coordenadoria Regional de Educação.

Atualizada em 16/10/2018 - 13h46

A reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, se reuniu nesta quinta-feira (11) com lideranças políticas de São Luiz Gonzaga para falar sobre o processo de construção da sede da Unidade no município e sobre a necessidade de contratação de mais funcionários para a Universidade. O grupo pretende se mobilizar para reivindicar ao Governo do Estado a realização de concurso para professores e técnicos de laboratório para preencher as vagas que ficaram ociosas após as nomeações dos profissionais contratados por meio do último concurso, realizado em 2014.

Em junho deste ano, o Governo do Estado autorizou a contratação de 21 professores e de 13 técnicos em laboratório para a Uergs, que haviam realizado concurso em 2014. Porém, nem todos atenderam aos chamados, e restaram 10 vagas de professores e quatro de técnicos em laboratório. “Hoje, autoridades dos municípios onde esses profissionais serão lotados estão cobrando da Uergs e nós continuamos as negociações com o Governo. Na reunião em São Luiz Gonzaga foi explicada a situação e solicitada a costumeira parceria com a Uergs. Participaram da reunião autoridades ligadas ao Governo do Estado e que sempre estiveram juntos em todos os pleitos da Unidade em São Luiz Gonzaga”, relata a reitora.

Arisa também aproveitou a oportunidade para falar sobre o andamento da licitação da obra de construção da sede da Unidade em São Luiz Gonzaga, em um terreno doado pelo município em março de 2017. Recentemente, houve uma licitação considerada fracassada, pois as empresas participantes não estavam habilitadas, e uma nova licitação deve ocorrer em breve. O projeto é orçado em 1,20 milhões e contempla a construção de seis salas de aula, biblioteca, secretaria e salas de professores e de reuniões, além de uma área de convivência coberta. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do senador Lasier Martins e do deputado Afonso Mota e só serão liberados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC após a realização da licitação.

Participaram da reunião o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mario Trindade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Reni Lopes, os vereadores Aldimar Machado e José Antonio Werle, o coordenador da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, Victor Hugo Nascimento, o coordenador do curso de Agronomia da Unidade, Eugêncio Portela, e o chefe da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, Sebastião Braz Neto.