Seminário em Montenegro discutirá os desafios da docência artística

O Seminário discute o ensino e a docência artística na formação de professores.

A Uergs em Montenegro promoverá o I Seminário Nacional “Outras Partituras: desafios de uma docência artística na formação de professores”. O evento será composto por mesas de discussão, apresentações de trabalhos e o lançamento de um livro. As atividades serão realizadas na sede da Unidade, no dia 8 de dezembro.

Organizado pelos professores Eduardo Pacheco (Uergs) e Luciano Costa (Ufrgs), o Seminário visa provocar debates que envolvam a relação entre a arte, a filosofia da diferença e a educação. Também serão compartilhados trabalhos e pesquisas relacionadas à docência artística da graduação e da pós-graduação. O evento contará com a participação de conferencistas de diversas universidades, como Silvio Ferraz (USP) e Hélia Borges (Faculdade de Dança Angel Viana/RJ).

Ao final, está previsto o lançamento do livro “Partituras do Silêncio: poéticas do movente e educação”, da Editora Sulina.

Serviço:

I Seminário Nacional Outras Partituras: desafios de uma docência artística na formação de professores

Data: 8 de dezembro de 2017

Hora: das 8h às 22h

Carga Horária: 11h

Local: Uergs em Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2141 – Centro)

Público alvo: comunidade educacional do Vale do Caí e Região Metropolitana.

Inscrições: até 7 de dezembro pelo site.

Coordenação: Eduardo Pacheco

Contato: eduardo-pacheco@uergs.edu.br

Programação:

Manhã

8h – Credenciamento

9h – Abertura: desafios de uma docência artística diante da reforma do ensino básico

Participantes: Luciano Bedin da Costa (Ufrgs) e Eduardo Guedes Pacheco (Uergs)

9h30 – Intervenção artística – Simone Raslan e Bruna Johann Nery

10h – Intervalo

10h30 – Mesa de discussão – Contraponto I: Outras Partituras: Corpo & Resistência

Participantes: Hélia Borges (Faculdade Angel Viana / RJ), Luciano Bedin da Costa (Ufrgs), Bruna Johann Nery

Tarde

14h30 – Câmara de Ecos (Apresentação de trabalhos)

17h – Compartilhamento de Ecos

Noite

18h30 – Concerto de Uma Música Só: Henrique Pelin (Aleatoriedade Definida – piano)

19h – Mesa de discussão – Contraponto II: Outras partituras: Uma escuta do presente

Participantes: Silvio Ferraz (USP), Eduardo Pacheco (Uergs) e Adriele Resende (Uergs)

20h30 – Intervenção artística: Prática de Conjunto Instrumental – Curso de Licenciatura em Música da Uergs

Lançamento do livro Partituras do silêncio: poéticas do movente (Editora Sulina, 2017), com organização de Luciano Bedin da Costa e Eduardo Pacheco, e com autoria de todos os pesquisadores colaboradores no evento.