SSP e Uergs firmam parceria para criação de cursos de extensão em gestão pública

Parceria foi assinada na quarta-feria (21).

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil (PC), e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) desenvolverão em conjunto cursos de extensão em gestão pública. A parceria foi firmada nesta quarta-feira (21) pelo secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Everton Oltramari, o chefe de PC, delegado Emerson Wendt, e a reitora da Universidade, Arisa Araújo da Luz.

O termo de compromisso tem validade de 60 meses, podendo ser renovado ou não, e prevê a realização de seminários, palestras, cursos e eventos em geral organizados pelas instituições, com foco em gestão, planejamento estratégico e administração pública.

Para Oltramari, a iniciativa vai ao encontro de um dos principais focos da SSP: a qualificação de seus servidores. “Só há um caminho para garantir a melhoria dos serviços prestados à sociedade, que é a educação. A união de instituições fortes como a Acadepol e a UERGS representa um avanço nas ações de capacitação das nossas forças policiais”, afirmou.

A reitora Arisa reforçou que ações de trabalho em conjunto fortalecem o Estado, dando condições de formação de qualidade a seus servidores, sem custos adicionais. “A UERGS possui, além de Porto Alegre, sede em outras 24 cidades do RS. Ter a possibilidade de levar capacitação para servidores do interior do Estado é um avanço muito importante. A área da Segurança Pública possui um campo de trabalho extenso, que deve ser estimulado”, disse.

Caberá à PC disponibilizar espaço físico para as atividades, colocar à disposição os serviços de pesquisa da biblioteca da Academia de Polícia (Acadepol) para os alunos da universidade, reservar vagas para alunos e docentes da universidade em eventos promovidos pela instituição e indicar à UERGS todos os servidores policiais, preferencialmente docentes, para cursos e eventos acadêmicos.

Já a UERGS ficará encarregada de viabilizar, por meio do programa Melhor Idade, que o servidor possa se matricular em disciplina específica de curso de graduação e pós-graduação e ser validada como curso de extensão e considerar o tempo de estágio em delegacias de polícia como horas complementares, além de garantir vagas para servidores da PC nas atividades desenvolvidas.

Por Carine Bordin