Uergs busca parceria com pesquisadores da Fepagro

Profissionais podem integrar grupos de pesquisa e ministrar aulas.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, recebeu a reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e professores da Universidade na quinta-feira (15) para tratar da possibilidade de mobilidade de pesquisadores da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) para a Uergs. A intenção é criar uma parceria interinstitucional para a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com Arisa, com a mobilidade, os pesquisadores da extinta fundação e que hoje integram o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) poderiam integrar-se aos grupos de pesquisa existentes na Uergs e realizar suas atividades de pesquisa na Universidade, além de ministrarem aula, considerando que boa parte desses pesquisadores possui mestrado e doutorado.

Para o secretário, a cooperação potencializa as instituições e o maior beneficiado seria o povo gaúcho, através da realização de pesquisas e extensão voltadas à realidade das propriedades rurais.

Será feito um levantamento do número de pesquisadores interessados na parceria e dos locais que possuem Unidades da Uergs e da Fepagro onde as ações possam ser desenvolvidas em conjunto.

“Sabe-se da elevada capacidade do corpo técnico e docente das duas instituições, o que daria enorme salto de qualidade e quantidade de novos estudos em prol do setor agropecuário do estado”, avalia o diretor do Campus Regional IV, Mastrângello Lanzanova.

Participaram da reunião os diretores dos campi IV e V da Universidade, Mastrângello Lanzanova e Benjamin Osório Filho, respectivamente, o pró-reitor de Administração, João Carlos Coelho Júnior, representando o Diretor do Campus VI e os professors Eugênio Portela, da Unidade em São Luiz Gonzaga, e Luciane Sippert, da Unidade em Três Passos. Da Secretaria participaram o secretário adjunto, André Petry, o diretor do DDPA, Adoralvo Schio, o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Carlos Neto, o supervisor técnico da Região das Missões, Alonso Duarte, e o coordenador regional Antônio Portela.

No dia 28 de março, ocorrerá outra reunião para apresentação dos dados e possibilidades levantadas pela Uergs e pela Secretaria.