Uergs em Bagé oferece oficinas de formação de leitores a alunos de licenciaturas e professores

Prateleiras de uma estante de biblioteca, com diversos livros; ao fundo, o rosto de uma mulher.
Oficinas abordarão a formação do leitor de diversos gêneros textuais. - Foto: Daiane Madruga

Incentivar a leitura e formar professores leitores, este é o objetivo do projeto “Bibliotecas Públicas – A leitura perto da gente”, da Uergs em Bagé. As atividades, voltadas para professores da rede pública e alunos de cursos de licenciatura, acontecem às segundas-feiras, das 14h às 18h.

As primeiras oficinas serão compostas por discussões sobre a formação do leitor de diversos gêneros textuais sob a perspectiva do letramento (literário e digital). Estas discussões iniciais serão a base para o conteúdo das demais oficinas do curso.

Assim como na primeira edição do projeto, em 2016, um dos objetivos é, também, aumentar o acervo físico e digital da Unidade, através da colaboração de discentes voluntários. A ideia inicial é organizar eventos, rifas e campanhas de doação de livros para aumentar o acervo e adquirir exemplares que não constam na biblioteca da Unidade.

De acordo com a coordenadora do projeto, Tânia Toffoli, é importante que os atuais e futuros professores conheçam as bibliotecas de sua cidade para orientar e incentivar seus alunos a procurá-las e assim promover o hábito da leitura. “Em 2017, pretendemos continuar a estabelecer o contato dos alunos com a Biblioteca Pública. Essa atividade contribui para a formação do aluno pesquisador e para o levantamento de dados para pesquisas, constituindo ferramenta importante para união entre ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta a coordenadora.

Oficinas: Bibliotecas Públicas – A Leitura perto da Gente

Período: de 15/02/2017 a 20/12/2017

Hora: das 14h às 18h

Local: Biblioteca Pública Municipal de Bagé, Unidade Uergs, escolas do município de Bagé