Uergs em Caxias oferece capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos

Sobre um tanque de alumínio, mãoes vestindo luvas azuis seguram massa de queijo em processamento.
O público-alvo são os manipuladores e proprietários que atuam no processamento de alimentos em indústrias. - Foto: Pedro Revillion

A Uergs em Caxias do Sul promove, dia 29 de maio, uma capacitação em Boas Práticas de Fabricação para manipuladores e alimentos. O público-alvo são os manipuladores e proprietários que atuam diretamente no processamento de alimentos em indústrias. As inscrições podem ser feitas até 25 de maio, na Secretaria Municipal de Agricultura.

O curso abordará temas como manipulação higiênica dos alimentos, higiene pessoal e doenças transmitidas por alimentos.

O projeto de extensão coordenado pela professora Fernanda Staliviere busca atender demandas relacionadas às boas práticas de fabricação, que se tornaram obrigatórias em 1997, com a publicação da Portaria nº 326, do Ministério da Saúde, e da Portaria nº 368, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com Fernanda, considerando que a legislação brasileira exige ainda que toda indústria de alimentos e de serviço de alimentação possua Manual de Boas práticas de fabricação, e que atualmente boa parte das indústrias e serviços de alimentação não possuem manual, ou quando possuem o mesmo está desatualizado torna-se essencial a oferta de capacitações e elaboração de documento. “Além disso, a preocupação da população com o bem-estar animal e a publicação de normas de programas de autocontrole que incluem este tema nas BPF tornam as capacitações sobre o tema extremamente relevantes para as indústrias de alimentos que realizam abate”, acrescenta.

Capacitação em Boas Práticas de Fabricação para manipuladores e alimentos

Data: 29 de maio de 2017